Clippings

Voltar

Oficina em Belém capacita para implantação do Centro de Desenvolvimento Regional na Amazônia

G1 PA

Oficina em Belém capacita para implantação do Centro de Desenvolvimento Regional na Amazônia

05/07/2020

A Organização Social BioTec-Amazônia realiza na terça-feira (7), no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a 1ª Oficina de implementação do Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará da Região Metropolitana de Belém. A Associação BioTec-Amazônia foi a vencedora da Chamada Pública de âmbito regional lançada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), sediado em Brasília, para implementação de Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) no Pará.

Esse é o primeiro projeto-piloto CDR na região amazônica. O CDR é um projeto que visa promover a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda, um dos pilares do desenvolvimento regional.

Participam da programação a equipe CDR Pará, membros do CGEE e representantes de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, dos governos federal, estadual e municipal e de federações empresariais.

Na programação, será esclarecida a sistemática do projeto. Os trabalhos dos CDRs implantados são de articulação entre os atores locais dos setores público, produtivo e acadêmico a fim de que possam ser desenvolvidos e implantados projetos de pesquisas produzidos nas instituições.

“O foco das ações estará voltado ao fomento e consolidação da Bioeconomia e dos bionegócios, com atenção centrada em propostas que, principalmente, estarão pautadas na geração de novos produtos extraídos da biodiversidade regional. Essa costura com os atores fundamentais que são as IES e ICTs, já vem sendo realizado na BioTec, com as assinatura de Acordos de Cooperação, trabalho que teve inicio lá em 2018”, explica o Coordenador do Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará Região Metropolitana de Belém (RMB), José Seixas Lourenço.


Clique aqui para ver a matéria original