Clippings

Voltar

Reitor da UFOPA participa de simpósio em homenagem a Bertha Becker

Portal UFOPA

Reitor da UFOPA participa de simpósio em homenagem a Bertha Becker

08/03/2013

O reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, participou, na tarde da última quinta-feira, dia 7, do II Simpósio Relações entre Ciência e Políticas Públicas, cujo tema foi “Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”. Promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência Tecnologia e Inovação (CGEE), o simpósio faz parte de um conjunto de eventos que visam revisitar a contribuição de Bertha Becker para a região Amazônica. O evento ocorreu em Brasília, no espaço Elo do CGEE.

Neste segundo evento, os três painéis foram programados tendo como tema a elaboração, em andamento, do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia - PCTI/Amazônia, cuja elaboração está a cargo do CGEE.

Com a palestra “UFOPA: Onde o Laboratório é a Floresta e os Recursos Hídricos da Amazônia”, o reitor Seixas Lourenço participou do 2º painel do simpósio, no qual se discutiu qual infraestrutura de CT&I deve receber apoio para o desenvolvimento da Amazônia. O painel foi coordenado por Fernando Rezende (Fundação Getúlio Vargas, FGV), e também contou com as palestras de Nelson Simões (RNP), Odenildo Sena (SECTAM e Consecti) e dos debatedores Iguatemi Costa (Natura) e Henrique Villa (CGEE).

No mês de outubro de 2011, durante o seminário “Perspectivas de emancipação do estado do Tapajós”, evento promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em palestra sobre a geopolítica e o desenvolvimento regional no Oeste do Pará, destacou que o grande desafio da região Oeste do Pará é a utilização sustentável dos recursos naturais para a geração de emprego e renda. “Temos que pensar na organização da base econômica dessa região”, disse.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.