Clippings

Voltar

Relatores da 4ª Conferência Nacional de C&T terão reunião

Jornal da Ciência

Relatores da 4ª Conferência Nacional de C&T terão reunião

25/06/2010

Encontro marcado para a próxima quarta-feira, dia 30/6, faz parte do cronograma de elaboração do "Livro Azul", documento síntese da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), promovida no fim de maio

A meta do secretário-geral da 4ª CNCTI, Luiz Davidovich, é terminar a elaboração do "Livro Azul" antes das eleições gerais de 3 de outubro, apesar dos prazos apertados. Em palestra sobre um balanço inicial da conferência durante o encontro conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Davidovich disse contar com os dirigentes estaduais e municipais para cumprir os prazos.

O encontro do próximo dia 30 reunirá cerca de 60 relatores e será em Brasília, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O objetivo é padronizar as propostas oriundas de cada sessão de discussão da 4ª CNCTI.

Na reunião, os relatores serão divididos em oito grupos de trabalho, por afinidade temática. Os grupos (formados com de sete a dez relatores) vão se reunir na parte da manhã e no início da tarde. Em seguida, haverá uma reunião plenária, onde resultados de cada grupo serão apresentados. O encontro também servirá para debater o processo de elaboração do "Livro Azul".

"Ao final do dia, nós vamos ter uma matriz classificando as propostas", disse Davidovich, após a palestra desta quinta-feira.

O objetivo é padronizar as propostas discutidas na conferência. Os grupos de trabalho classificarão as propostas contidas nos relatórios em matrizes como institucionalidade, formação de recursos humanos, infraestrutura, financiamento a empresas, marco regulatório, desafios e metas. A reunião com os relatores é o passo seguinte a elaboração dos relatórios - cujo prazo inicial de entrega era 15 de junho, mas já houve algum atraso.

A partir da padronização das propostas, o passo seguinte será apresentar, por volta de 15 de julho, uma consolidação da classificação em matrizes para o Conselho Consultivo da 4ª CNCTI, grupo formado por 17 pessoas. Paralelamente, uma equipe de redação trabalhará numa versão preliminar do documento final. Essa versão será apresentada primeiramente à Comissão Organizadora.

"São 40 e poucas entidades. É uma consulta para ver realmente se nós capturamos todas as propostas relevantes desse processo de discussão que ocorreu nos últimos meses. E será uma consulta também sobre os grandes temas; a prioridade que se vai dar às diversas propostas", afirmou Davidovich. Segundo ele, ainda não está definido quanto tempo as entidades da Comissão Organizadora terão para encaminhar suas propostas, mas o prazo "deverá ser de cerca de duas semanas".

Por fim, o "Livro Azul" será colocado em consulta pública, na internet. De acordo com Davidovich, a consulta será feita num prazo de um mês.

(Vinicius Neder, do Jornal da Ciência)


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.