Clippings

Voltar

Representantes dos BRICs debatem sistemas de inovação e desenvolvimento

Jornal da Ciência

Representantes dos BRICs debatem sistemas de inovação e desenvolvimento

20/03/2014

A importância dos sistemas de inovação no processo de desenvolvimento dos países que integram os Brics (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul) será debatida nos dias 25 e 26 de março, em Brasília (DF). O evento, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), contará com a participação de diversos especialistas do bloco. Os painéis abordarão as experiências de cada nação em temas como políticas industriais, desenvolvimento sustentável, compras públicas, diversidade regional e a sua interface com os sistemas de inovação. A organização conta com a parceria do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.

O objetivo do evento é gerar subsídios para a Reunião de Cúpula dos Brics, que será realizada em julho, na capital cearense, com os chefes de Estado de cada país. O seminário dá continuidade ao debate que resultou na Declaração de Cape Town. Na ocasião, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação do bloco elencaram uma série de áreas temáticas prioritárias para a cooperação.

"Vamos tentar aprofundar e contribuir dentro desses temas que já foram apontados. Quando pensamos em sistemas de inovação, a experiência dos Brics é muito relevante porque são países em processo de desenvolvimento. Todo o aprendizado que eles vêm tendo vale a pena ser compartilhado. Todos estão almejando uma mesma trajetória", destaca o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

O debate contará com a participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias; do professor José Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Liu Xielin, da Chinese Academy of Sciences; entre outros.

Desde 2006, o MCTI vem apoiando o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores no âmbito dos Brics para analisar, de forma comparativa, os sistemas de inovação dos países do bloco. A iniciativa resultou na publicação de cinco livros, que serão lançados no seminário. As publicações abordam os seguintes temas: O papel do Estado; Desigualdade e os Desafios do Desenvolvimento; A promessa de pequenas e médias empresas; Corporações transnacionais e os sistemas locais de inovação; e O financiamento da inovação.

O seminário é realizado pelo MCTI e conta com o apoio da Universidade de Brasília (UnB). Após o evento, será realizada uma reunião técnica que deverá consolidar o debate ocorrido e propor uma agenda de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.