Clippings

Voltar

Rumo aos grandes projetos

Jornal da Ciência

Rumo aos grandes projetos

30/07/2010

"Ainda estamos subordinados à tirania dos pequenos projetos. Precisamos dar um salto adiante". A frase é da presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lucia Melo, e foi proferida em conferência na 62ª Reunião Anual da SBPC

Para a presidente do CGEE, o Brasil já avançou bastante na quantidade de projetos científicos, o que se reflete na subida no ranking de países que mais produzem artigos. Porém, segundo ela, está na hora de partir para a inovação, área na qual são necessários investimentos de longo prazo e grande monta.

"Os modelos de políticas de ciência, tecnologia e inovação dominantes no século 20 não respondem mais às necessidades atuais", analisa. "É preciso reformular a maneira de organizar a agenda de investimentos em CT&I no Brasil".

Em sua análise, Lucia Melo afirmou que a lógica imperante no Brasil ainda é a de pequenos projetos, com orçamentos que não ultrapassam R$ 100 mil. O governo estaria avançando nessa questão, configurando um novo quadro, no qual há mais recursos, novas instituições e maior presença brasileira no cenário científico.

No entanto, para avançar a contento, o país precisa desenvolver novos compromissos. Um deles é planejamento de longo prazo, uma das funções do CGEE, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Outro é fomentar uma cultura de inovação, ainda pouco disseminada entre cientistas e empresários nacionais. Para complementar, seria preciso ter uma melhor governança do sistema científico, que ainda convive com inseguranças no ambiente jurídico.

Lucia Melo afirmou ainda que sua entidade planeja lançar um edital para formar núcleos multidisciplinares de gestão, a fim de desenvolver novas métricas, fundar comunidades de debate e trabalhar com o conhecimento. O objetivo é melhorar a administração de institutos e universidades. Datas e valores não foram divulgados.

(Marcelo Medeiros, do Jornal da Ciência)


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.