Clippings

Voltar

Secti participa da elaboração do Plano de CT&I para o Desenvolvimento da Amazônia

Agência Pará

Secti participa da elaboração do Plano de CT&I para o Desenvolvimento da Amazônia

17/09/2013

Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA) participará da segunda rodada de consulta para a elaboração do Plano de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia). A reunião contará com a participação de representantes das secretarias de ciência e tecnologia dos estados do Amapá e Maranhão, além de representantes do governo, das universidades e do setor empresarial do Pará, que discutirão os principais pontos da versão preliminar do Plano.

O PCTI faz parte da agenda para Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, no triênio 2013-2015, complementar às agendas de fomento à CT&I realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A sua aplicação total deve acontecer nas próximas duas décadas, e tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento sustentável, baseada na economia verde. A coordenação técnica do Plano é do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social supervisionada pelo MCTI, com ações voltadas para a gestão e estudos estratégicos em CT&I.

Em Belém, a rodada de discussão acontecerá no Centro de Tecnologia da Eletrobrás/Eletronorte, a partir das 9h, e marca a segunda oficina de trabalho do CGEE na região. A primeira rodada foi realizada em março deste ano nos estados que abrangem a Amazônia Legal e contou com a participação de mais de 400 atores regionais em CT&I, que contribuíram com sugestões e ideias para a elaboração da versão preliminar do Plano.

Na segunda rodada o foco será discutir e aprimorar os objetivos, metas, estratégias e modelo de gestão e governança do Plano para, então, ser feita a sua versão final, prevista para ser entregue até a segunda quinzena de outubro deste ano. Após o estado do Pará, o grupo de trabalho do CGEE segue para o estado de Rondônia, no dia 24 de setembro, encerrando a segunda rodada de consulta.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.