Clippings

Voltar

Seminário discute os efeitos da estiagem

Diário do Nordeste

Seminário discute os efeitos da estiagem

28/10/2013

Com o objetivo de discutir os efeitos e como conviver com a seca, que já dura dois anos, o Ministério da Integração Nacional (MI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará realizam, hoje amanhã e quarta, o "Seminário sobre Secas, Impactos e Respostas - Uma Análise da Seca de 2012-2013 no Nordeste e Contribuições para uma Política Nacional sobre Secas".

O evento acontece no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), localizado na Avenida Barão de Studart, 1980, e reunirá representantes do Governo Federal e dos Estados nordestinos. "Todas as instituições que trabalham com a questão da seca estarão reunidas no evento", explicou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins.

Ele acrescentou que entre os principais objetivos estão a realização de um diagnostico da estiagem para 2013 e também 2014, discutir propostas efetivas para a convivência com a seca e a troca de experiencias com outros Estados do Nordeste.

"Convidamos representantes de outros Estados justamente para podermos analisarmos os últimos dois anos. Assim, poderemos procurar alternativas e ver onde nós precisamos melhorar em relação a esse problema", comentou o titular da SDA.

Outro objetivo relevante do evento é avançar em aspectos importantes para a consolidação de uma política nacional sobre secas, sob a liderança do Ministério da Integração Nacional, com o apoio de outras instituições nacionais e internacionais.

Assim, estarão reunidos no Seminário sobre Secas, Impactos e Respostas tomadores de decisão em áreas diversas como agricultura, pecuária, meio ambiente, recursos hídricos, meteorologia, defesa civil, pesca, energia, ciência e tecnologia.

Audiência

Após a realização da palestra do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na manhã de hoje, Nelson Martins confirmou que vai se reunir com ele para discutir questões para melhorar a convivência do sertanejo com a estiagem. "Vamos discutir diretamente com o ministro a legislação que, hoje, é muito burocrática, a utilização de estações de tratamento de água que são móveis e podem garantir a qualidade da água dos carros pipa e também a alimentação do rebanho, uma das nossas maiores dificuldades", afirmou.


Clique aqui para ver a matéria original


Sem comentários ainda. Please sign in to comment.