Clippings

Voltar

Técnicos do CGEE avaliam atuação do Centro de Desenvolvimento Regional

Jornal Minuano

Técnicos do CGEE avaliam atuação do Centro de Desenvolvimento Regional

23/10/2018

 

Em dezembro do ano passado, Bagé foi escolhida para sediar um dos quatro projetos- pilotos de implantação de Cen- tro de Desenvolvimento Regio- nal (CDR). Ontem, dez meses após o início das atividades, técnicos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizaram avaliação do traba- lho desenvolvido até o momen-to e orientação a fim de facilitar o financiamento da carteira deprojetos.

O CGEE foi responsável por elaborar o programa piloto da implantação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) no País. As regiões dos municípios de Bagé, Campina Grande, na Paraíba, e Itapeva, em São Paulo, foram escolhi- das como unidades piloto da proposta. A ideia é alcançar, por meio dos CDRs, desenvol- vimento do território, em arti- culação com atores locais como governo, universidades, institu- tos federais, associações, em- presários e institutos de pesqui- sa. Integram o CDR Campanha a Urcamp, Universidade Fede- ral do Pampa (Unipampa) e Conselho Regional de Desen- volvimento da Campanha (Co- rede Campanha). 

A reitora da Urcamp e a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Core- de), Lia Maria Herzer Quintana, recebeu os técnicos e ressaltou o importantíssimo trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento regional dentro do ecossistema. Já o diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, explicou que o encontro, além de encer- rar o ciclo de avaliação do primeiro ano de atuação dos proje- tos-pilotos, também é uma cor- rida contra o tempo para garan- tir a elaboração de um projeto nacional para implantação de CDR’s em todo o País.“Nossa expectativa é sobreviver à vira- da do governo, até porque este programa tem um grande apelo no meio político. Esperamos concluir, até dezembro, a avalia- ção para elaborar proposta do programa nacional”, destacou.

A assessora técnica do centro, Betina Ferraz, adiantou que o CGEE está buscando ga-rantir o financiamento para amanutenção dos CDR’s pilotos durante o próximo ano, com destinação de recursos para rea- lização de cursos de capacita- ções para os gestores locais de cada unidade. Ela salientou, ain- da, a importância das impres- sões dos pilotos para a execução do projeto a nível nacional. “Um relatório propositivo com infor-mações, ideias e dificuldadesencontradas pelos programas pi- lotos vai auxiliar na elaboraçãodo programa nacional”, afirmou.


Clique aqui para ver a matéria original