Notícias

Voltar

“Brasil pode percorrer trajetória energética sustentável”, afirma presidente do CGEE

Seminário

“Brasil pode percorrer trajetória energética sustentável”, afirma presidente do CGEE

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mariano Laplane, participou, nos dias 8 e 9 de junho, do Seminário internacional “Rumo ao desenvolvimento sustentável: dos marcos globais às agendas regionais”, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na ocasião, o presidente foi o expositor da mesa “O Brasil frente aos desafios da mudança estrutural progressiva e de um novo padrão de inserção na economia global”. Ele falou sobre as perspectivas econômicas do país e sobre o documento que foi apresentado no seminário, o “Horizonte 2030: a Igualdade no Centro do Desenvolvimento Sustentável”, da Cepal.

“Nós temos condições, talvez as melhores, talvez únicas, para percorrer a trajetória que o documento da Cepal propõe”, declarou o presidente em seu discurso. Laplane citou ainda a Plataforma para o Biofuturo, iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Itamaraty, com o apoio do CGEE, como uma das alternativas de projetos que aliam crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.

O presidente destacou que não são todos os países capazes de evoluir para uma matriz energética pautada na produção de combustível por meio da biomassa. “Nem todos têm a quantidade de conhecimento e terra disponíveis para produzir combustível, sem entrar em conflito com a produção de alimentos”, afirmou.

Laplane também ressaltou que, em pouco tempo, o Brasil deixou de ser essencialmente rural para se tornar um país industrial, sendo hoje um dos maiores players na produção agronômica mundial. “Chegamos à atual crise como grande exportador de alimentos e resolvemos a questão da insuficiência energética. Tudo isso graças ao acúmulo de conhecimento científico e tecnológico”, disse. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.