Notícias

Voltar

“Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas” foi tema de conferência temática realizada pela Finep

5CNCTI

“Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas” foi tema de conferência temática realizada pela Finep

 
Participantes da mesa  
Foto: Finep/Divulgação  

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tem realizado uma série de seminários no âmbito da Conferência Temática “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”. No dia 20, durante evento realizado na sede da instituição, no Rio de Janeiro (RJ), representantes do setor debateram as biotecnologias e a nova indústria na saúde. A discussão faz parte dos encontros preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). O evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), e conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), unidade vinculada do MCTI. 

Durante o encontro na Finep, foi pontuada a Nova Política Industrial, lançada no dia 22 de janeiro pelo presidente Lula, e que envolve cerca de R$ 300 bi, a participação de 21 ministérios e uma nova relação entre governo e setor produtivo. A agência de fomento participa com R$ 41 bilhões.

A secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Verena Barros, falou remotamente - na abertura do evento - sobre a importância da CNDI e como a relação entre conhecimento e setor produtivo precisa ser fomentada. “Aplicar o conhecimento de universidades no setor industrial é o caminho para que a inovação modifique a vida das pessoas”, destacou.

O secretário geral-adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes, e o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, complementaram as falas iniciais sobre “a urgência de aproximar conhecimento e a produção econômica”. A conferência trará neste ano o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". O objetivo  será analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) no período de 2016-2023, para propor recomendações para a elaboração de uma nova estratégia que valerá de 2024-2030.

Participaram da mesa do evento na Finep, o presidente da instituição, Celso Pansera; o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires; o superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeics/RJ), Maurício Guedes; a diretora-presidente da diretoria executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Marcela Flores; o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Antonio Fernando; o presidente de Desenvolvimento Econômico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fabio Guedes; e o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão. A conferência temática foi coordenada pelo chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino.

(Com informações da Finep)