Notícias

Voltar

“O setor cerâmico e as cidades sustentáveis” é tema de webinar promovido pelo CGEE

Sustentabilidade

“O setor cerâmico e as cidades sustentáveis” é tema de webinar promovido pelo CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, ontem (27), em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos e louças sanitárias (Anfacer), o webinar “O setor cerâmico e as cidades sustentáveis”. O evento teve como intuito celebrar o acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições. 

O diretor-presidente do CGEE, Marcio Miranda, destacou a importância desse acordo para o CGEE. "Com essa parceria, estamos ampliando o leque de possibilidades de encontrar no ambiente industrial soluções para a qualidade de vida dos ambientes urbanos", afirmou. 

A iniciativa foi uma ação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O projeto consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. 

O Oics surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento urbano. “Precisamos pensar que a sustentabilidade é algo do cotidiano de todos nós. Nosso objetivo é fomentar a transição das cidades brasileiras para a sustentabilidade”, afirmou o assessor técnico do CGEE e líder do observatório, Marco Lobo. 

Já o presidente executivo da Anfacer, Maurício Borges, afirmou que a sustentabilidade é fundamental para a associação. "Desde 2013, estamos atentos a essas mudanças. O nosso planejamento estratégico tem uma visão de dez anos e um dos grandes pilares é a sustentabilidade", disse. A Anfacer possui o projeto “Anfacer + Sustentável”, que marca o compromisso do setor com a inovação, a tecnologia e as melhores práticas socioambientais. 

Durante o evento, a consultora de qualidade, sustentabilidade e inovação da Associação, Cláudia Gonçalves, apresentou a iniciativa e destacou as ações já realizadas pela instituição nesta área.  “A iniciativa Anfacer + Sustentável tem a missão de transformar esse setor. Para isso, queremos incentivar e desenvolver, dentro do setor cerâmico, ações visando cidades do futuro sustentáveis”, afirmou. 

 

O webinar está disponível na íntegra no canal do YouTube do CGEE. Confira: https://youtu.be/f8LkXvcg_FE