Notícias

Voltar

"Visão de futuro: indústria 4.0 e Energia Eólica no Brasil" é tema de webinar promovido pelo CGEE

Lançamento

"Visão de futuro: indústria 4.0 e Energia Eólica no Brasil" é tema de webinar promovido pelo CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou, na quinta-feira (07), a nova edição da Revista Parcerias Estratégicas. O periódico, produzido semestralmente, foi apresentado durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

A revista marca o aniversário de 20 anos do CGEE, contando com contribuições de atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) para o fortalecimento da área no país. Esta edição possui 5 seções: políticas públicas e formação de recursos humanos para o mundo 4.0 e a Indústria 4.0; inclusão na educação superior; segurança cibernética; cenários e perspectivas para a energia renovável no Brasil; e panorama sobre a ciência brasileira. 

Cada seção possui artigos com temas estratégicos para a área de CT&I brasileira. O periódico tem levado ao conhecimento público metodologias inovadoras e o resultado de diversas atividades e estudos coordenados pelo Centro. Para apresentar a nova edição, o CGEE promoveu o webinar "Visão de futuro: indústria 4.0 e Energia Eólica no Brasil", que contou com a exposição de dois artigos presentes na revista. 

O servidor do MCTI e especialista em engenharia de segurança do trabalho e gestão da produção, Sérgio Knoor Velho, apresentou o artigo “Indústria 4.0 - uma revisão das políticas governamentais de 2015 a 2020”. O especialista explicou que a indústria vem passando por um processo de digitalização, conhecido como Quarta Revolução Industrial. "Muito já foi feito pelo Estado brasileiro, mas ainda há muito o que se fazer. O governo deve ser um indutor do processo, criando um ecossistema da manufatura avançada. Deve integrar, ainda, os esforços para estimular o desenvolvimento da inovação nas empresas", afirmou Knoor.

A professora da Universidade de Brasília (UnB) e mestre em economia,Paula Meyer,  apresentou o artigo “Energia eólica no Ceará: seus parques e sua contribuição para a matriz energética do Estado”. Ela esclareceu que a energia eólica corresponde a 7,6% do fornecimento no país. “No Nordeste, 94% da energia consumida é oriunda da fonte eólica. Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Rio Grande do Sul são os estados com maior geração desse tipo de energia”, afirmou.  

O webinar de lançamento da Revista Parcerias Estratégicas está disponível, na íntegra, no canal do YouTube do CGEE. Clique aqui e acesse. Para conferir a nova edição da revista, clique aqui