Notícias

Voltar

4ª CNCTI

LANÇAMENTO

4ª CNCTI

 

A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), que acontecerá em maio de 2010 em Brasília foi lançada ontem pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em auditório repleto por representantes de institutos ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e entidades políticas, empresariais e científicas.

O tema da 4ª Conferência é “Política de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. Sua organização está sendo montada em torno da discussão sobre as linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACT&I 2007-2010): Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Segundo Rezende, a 4ª CNCTI deve analisar os resultados já alcançados pelo Plano e encaminhar sugestões para a consolidação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação que tenha como objetivo principal o desenvolvimento sustentável, cujos aspectos econômico, ambiental e social sejam respaldados por uma discussão ampla com a sociedade.

Temas como a utilização sustentável da biodiversidade, mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, uso da C&T para o desenvolvimento social, saúde, entre outros, serão as principais vertentes da Conferência. “Isso irá requerer uma estrutura flexível, que permita a inclusão de temas que venham a ser sugeridos pelas discussões entre todos os atores”, explica o secretário-geral da 4ª CNCTI, Carlos Aragão.

Ele ressalta ainda que existe grandes expectativas, em todo mundo, de que C,T&I venham a encontrar respostas certas e compatíveis com o desenvolvimento sustentável que todos buscam. “Outro ponto a se destacar é que um dos grandes desafios da Conferência será a sua divulgação para o grande público, não apenas nos meios especializados, mas especialmente na grande imprensa, por intermédio de sua ligação com desafios atuais”.

(Com informações do Portal da 4ª CNCTI)



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.