Notícias

Voltar

6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria

Inovação

6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria

Nos dias 13 e 14 de maio, será realizada a 6ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, evento que visa promover a inovação empresarial, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas do setor e o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil. O congresso, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorrerá no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo (SP).

A abertura do evento será por volta das 9h30 da quarta-feira (13), com discursos do diretor-presidente do Sebrae, Luis Eduardo Pereira Barretto Filho, e do presidente da CNI, Robson Braga, seguidos de pronunciamento dos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.

Entre os temas discutidos nesta edição do congresso, estão financiamento e inovação, propriedade intelectual, recursos humanos e engenharias para inovação. A lista de palestrantes é integrada por convidados como a diretora executiva do Centro de Performance Industrial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Elisabeth Reynolds e o diretor da Divisão de Propriedade Intelectual da Organização Mundial do Comércio (OMC), Antony Taubman.

Para saber como realizar inscrições e mais informações sobre o evento, acesse o site http://www.congressodeinovacao.com.br/

CGEE, CNI e inovação empresarial

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) articula uma possível parceria com a CNI para o projeto de Indicadores de Inovação nas empresas brasileiras que está em fase de desenvolvimento pela equipe do Centro. O objetivo do projeto é fazer o acompanhamento da capacidade de inovação das empresas brasileiras a partir de indicadores construídos pelo CGEE ao longo do ano de 2014.

“Esses indicadores são diferentes dos que temos costume de usar no Brasil”, informa a líder do projeto, Ione Egler. Ela lembra que, usualmente, pesquisas no país são pautadas pela relação entre o esforço empreendido pelas empresas e os resultados obtidos, mas não observam elementos relacionados às atividades inovativas, isto é, à gestão da inovação.

A assessora afirma que a importância dos indicadores da gestão da inovação reside no fato de poder melhor compreender a relação entre o esforço empreendido e resultado alcançado com a inovação. “A MEI fez o trabalho importantíssimo de identificar condicionantes externos à empresa que dificultam a gestão da inovação, mas ainda não há um olhar sistemático para os condicionantes internos existentes nas empresas e que representam obstáculos à inovação. É nesse sentido que estamos trabalhando”, destaca Egler.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.