Notícias

Voltar

Aberto 1º Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I

Políticas de CT&I

Aberto 1º Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I

Apresentar os resultados dos impactos das políticas públicas da área de ciência, tecnologia e inovação, visando mostrar para a sociedade a contribuição do setor para o desenvolvimento econômico, a geração de riqueza e a solução de problemas nacionais. Com esse objetivo, foi aberto hoje (12), em Brasília (DF), o 1º Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I.

  Ascom CGEE
    
 

Solenidade de abertura do 1° Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I

O evento, que segue até amanhã (13), é realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, a realização do seminário atende uma demanda do Conselho Deliberativo da instituição, que tem como foco as avaliações dos programas do CNPq e os seus resultados. Ele destacou que o evento faz parte do planejamento estratégico da agência, com base em dois pilares: a continuidade do trabalho de reposicionamento estratégico do CNPq e um estudo de cenários para a instituição. Borges ressaltou a importância do CGEE como parceiro nesse processo.

“Queremos que esse planejamento seja absorvido pelos servidores do CNPq, como uma forma de incorporar metodologias, processos e uma visão de desenvolvimento estratégico da agência”, afirmou.

Na ocasião, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, destacou a qualidade da infra-estrutura de dados da CT&I brasileira, fruto de um esforço sistemático realizado pelas agências federais, pelas fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e por outras instituições.

“Isso permite que, a partir de metodologias inteligentes, possamos orientar o SNCTI para direções estratégicas que digam respeito ao desenvolvimento econômico e social do país”, disse.

O diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo Santana, explicou que o evento busca trazer os resultados dos impactos de políticas públicas, por meio de estudos elaborados por técnicos do Conselho, em interação com a comunidade externa, como institutos de pesquisa e universidades.

“O seminário deverá facilitar esse intercâmbio, inclusive, entre os autores e propiciar a geração de novos artigos e ideias em relação a essas atividades de avaliação de fomento”, afirmou. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.