Notícias

Voltar

ABM realiza seminário pela implementação dos ODS e da NAU nas cidades

ODS

ABM realiza seminário pela implementação dos ODS e da NAU nas cidades

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) realiza, nos dias 5 e 6 de novembro, o primeiro encontro de uma série de seminários regionais de municípios, no âmbito do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável. O tema do evento, que ocorre na sede da ABM, em Brasília (DF), é “Fortalecendo a implementação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e da NAU (Nova Agenda Urbana) nos municípios”. A assessora técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mayra Juruá, é uma das palestrantes do seminário.

Os debates realizados buscam promover a troca de experiências entre representantes de prefeituras que têm um planejamento voltado para os ODS. Além disso, o objetivo das palestras é estimular a implementação dessas práticas nas cidades e fortalecer a NAU. Essa agenda do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), adotada em 2016, visa a estimular o desenvolvimento urbano sustentável.

Em sua apresentação, no primeiro dia do encontro, Juruá destacou as contribuições do CGEE para a discussão. Para isso, citou estudos do Centro relacionados a temas como mudança do clima, energias renováveis e desenvolvimento regional.  

De acordo com a assessora, uma estratégia interessante para o contexto brasileiro são as políticas orientadas por missões. “É uma abordagem bastante útil para ajudar, ao mesmo tempo, a construir uma visão de futuro e uma coordenação de políticas que possam levar o país a superar os grandes desafios sociais”, afirmou. 

O projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa da ABM financiada pela União Europeia no Brasil. O próximo seminário, que integra as ações do projeto, contemplará a região Sul e será realizado em São Leopoldo (RS), nos dias 5 e 6 de dezembro. Informações sobre a programação podem ser obtidas neste link.