Notícias

Voltar

Acesso à água, alimento e energia em pauta no painel CTI-ODS 2030 em Brasília

Painéis CT&I - ODS

Acesso à água, alimento e energia em pauta no painel CTI-ODS 2030 em Brasília

 

Completando a primeira tríade do ciclo de encontros do projeto “CT&I – ODS 2030”, Brasília (DF) recebe o painel “Nexus - segurança hídrica, energética e alimentar”. O evento ocorre no dia 18 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A realização é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre as contribuições da ciência na execução da Agenda 2030. Por meio dela, estão elencados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema do terceiro painel do projeto tem relação direta com o alcance de todos esses objetivos, sobretudo: ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 6 - água potável e saneamento; e ODS 7 - Energia limpa e acessível.

A conferência principal será ministrada pelo pesquisador e membro da Academia Brasileira de Ciências, Jailson Bittencourt de Andrade. Durante o evento, o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo, Henrique Villa, fará uma contextualização sobre o tema ODS. A mediação será realizada pelo jornalista do Estado de São Paulo, Herton Escobar. 

O painel conta ainda com os seguintes debatedores: o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Ferreira; o economista  e ex-presidente do Comitê de Ciência e Tecnologia da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, Antonio Magalhães;  a analista da Companhia Nacional de Abastecimento, Candice Santos; e a assessora da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Francine Martins Pisni. 

A palavra “nexus” significa conexão, o que deve fundamentar a discussão entre grandes temas de sustentabilidade no âmbito de segurança hídrica, energética e alimentar. Os dois temas anteriores do ciclo de painéis foram Biodiversidade e Mulheres na Ciência. Os encontros acontecem em diferentes capitais do Brasil.

O painel em Brasília ocorre durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do MCTIC. O evento busca a aproximação entre as pesquisas científicas desenvolvidas no país e a população.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo portal www.cgee.org.br. A íntegra da programação pode ser acessada neste link.

 

Serviço

Painel Nexus - segurança hídrica, energética e alimentar(CTI – ODS 2030)

Data: 18 de outubro

Horário: 14h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Contato

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE

(61) 3424-9667

btorreao@cgee.org.br