Notícias

Voltar

Agenda estratégica

CCT

Agenda estratégica

A Comissão de Fortalecimento da Pesquisa e da Infraestrutura de CT&I do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) se reuniu, no dia 11, na sede do CGEE, em Brasília (DF), para debater a criação de novos laboratórios nacionais considerados estratégicos para o desenvolvimento do SNCTI. A iniciativa atende uma demanda da presidente da República, Dilma Rousseff, para que o CCT indique um tema relevante para discussão em uma próxima reunião plenária.

Como representantes da Comissão participaram a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Sérgio Danilo Junho Pena; o coronel aviador Jair Feldens Ferrari, do Ministério da Defesa; o diretor da Unidade de Hipertensão do Incor, Eduardo Moacyr Krieger; e o professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Davidovich.

Também estiverem presentes Eduardo Barreto, que representou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira; e Raquel de Andrade Coelho, representando o diretor do CNPq, Paulo Sergio Lacerda Beirão.

A reunião contou ainda com a participação do secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Rodrigues Elias; do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Carlos Nobre; e da chefe da Assessoria de Coordenação dos Fundos Setoriais, Ana Lúcia Assad. O CGEE esteve representado pelo diretor Fernando Rizzo e pelo assessor Elyas Medeiros. Também estiveram presentes representantes do governo federal, das Forças Armadas e da academia.

De acordo com a assessora especial do MCTI e secretária executiva do CCT, Ana Gabas, a existência de uma infraestrutura científica e tecnológica avançada é fundamental para a inovação e para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país. Neste contexto, ela lembra que a instalação de laboratórios nacionais multiusuários é uma das prioridades.

“Assim, é natural que o tema esteja em discussão no CCT. A presidente Dilma Rousseff já demonstrou especial interesse na implantação dos laboratórios, por reconhecer o quanto são importantes para o fortalecimento da infraestrutura nacional de CT&I e para a formação de recursos humanos altamente qualificados em P&D”, destaca.

Após a reunião plenária do CCT realizada no início do ano, foi demandada para a comissão a realização de um estudo para a criação de novos laboratórios nacionais. A presidente da SBPC, Helena Nader, lembrou que para realizar o projeto, a instância solicitou a colaboração de diversas instituições da área de ciência e tecnologia nacional.

“Nós encaminhamos um documento para todas as 110 sociedades científicas que fazem parte da SBPC e para instituições como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o objetivo de ver o que o país estava pensando”, destacou.

O trabalho está em andamento e no encontro do dia 11 foram estabelecidos novos procedimentos de consulta sobre a infraestrutura existente. Além disso, serão realizados debates com especialistas de diferentes áreas do conhecimento para se alcançar as propostas a serem levadas na próxima reunião plenária do Conselho.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.