Notícias

Voltar

Agenda Positiva da Mudança do Clima

Oficina

Agenda Positiva da Mudança do Clima

Os objetivos de desenvolvimento social, ambiental e econômico foram pauta, na semana passada, de um debate realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Organizada no âmbito do projeto Agenda Positiva da Mudança do Clima, a oficina de trabalho “Exames dos Objetivos Nacionais de Desenvolvimento” teve como objetivo subsidiar metodologicamente a avaliação das necessidades tecnológicas (TNA) do Brasil em relação ao mecanismo tecnológico da Convenção do Clima.

O evento contou com a presença de especialistas convidados. Também participaram o diretor do Centro, Antonio Carlos Filgueira Galvão; o subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Ariel Pares; e o analista de Planejamento e Orçamento do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Márcio Gimene.

O encontro foi mediado por uma equipe do CGEE, com a participação dos assessores técnicos Bárbara Bressan e Milton da Paz, e propôs a reformulação de uma lista de objetivos estratégicos, elaborada previamente por consultores do Centro, com base em sua relevância. Os objetivos nacionais de desenvolvimento indicam parâmetros que o Brasil pode seguir em prol do crescimento. 

"Para participar do mecanismo tecnológico da Convenção do Clima, estamos dando os primeiros passos para a avaliação das competências, capacidades e necessidades tecnológicas (TCNA) do Brasil em termos de clima”, afirma o assessor técnico do CGEE Marcelo Poppe, que participou da organização do debate.

O encontro foi uma de quatro etapas para a criação de uma metodologia para a elaboração de um Plano de Ação, de acordo com as capacidades e necessidades tecnológicas do Brasil. Segundo Poppe, foi a primeira etapa de um trabalho que pode ser concluído antes da Conferência das Partes (COP 21), marcada para o fim do ano.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.