Notícias

Voltar

Alunos da Enap realizam visita técnica no CGEE

Visita técnica

Alunos da Enap realizam visita técnica no CGEE

Um grupo de alunos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, no dia 23, uma imersão nas atividades do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Eles integram a turma do curso de Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, realizado em parceria com o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e conta com o apoio do CGEE.

A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores públicos para planejar, avaliar e gerir, com critério estratégico, as políticas públicas, em prol de sua efetividade no atendimento das necessidades e aspirações da população e no desenvolvimento do país.

Ao longo de um dia, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a abordagem metodológica do CGEE e como o Centro faz uso das suas ferramentas de inteligência tecnológica para o monitoramento de tendências. Para isso, foram organizadas apresentações sobre os estudos e atividades desenvolvidos pela instituição.

O presidente em exercício, Marcio Miranda, deu as boas-vindas e apresentou as instalações e o corpo técnico da casa. Ele explicou que o CGEE é uma instituição de interface, responsável por articular os diversos atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, buscando, assim, as melhores soluções para o setor.

“O nosso foco são os estudos de futuro, avaliações estratégicas de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação, além da gestão da informação e do conhecimento. A condução dessas ações sempre é feita com uma abordagem participativa. Dessa forma, vamos construindo visões sobre os diversos aspectos do nosso país”, afirmou.

Durante a programação, foram apresentados os seguintes projetos: Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE); Prospecção tecnológica no setor de energia elétrica; Observatório Cidades Sustentáveis; e Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação.

Avaliação

Para o aluno Rodrigo de Almeida, coordenador de Acompanhamento de Desempenho Econômico e Financeiro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a visita foi muito proveitosa no contexto do curso. “A atuação do CGEE é fundamental, prospectando quais são os rumos da ciência, tecnologia e inovação, dessa maneira transversal para vários setores. A instituição tende a colaborar no longo prazo para o desenvolvimento do país”, disse.

A funcionária do Departamento de Cidadania Financeira do Banco Central, Angela Aparecida de Paula, também elogiou o que viu. “Acho que foi acima da minha expectativa, já tinha ouvido falar do Centro pelos professores, mas ainda não tinha muitas informações sobre as atividades realizadas. Despertou muito interesse de entrar no site da instituição, conhecer as ações e de levar para a minha chefia a possibilidade de contar com a assessoria do Centro”, afirmou.

A servidora do Instituto Federal do Mato Grosso, Elenice dos Reis Santos, destacou a importância da visita técnica. Ela ressaltou como foi útil entender a atuação do CGEE e verificar como ele pode contribuir não apenas com a sua formação específica na especialização, mas também como pode ser importante para a sua atuação profissional e para a sua instituição.

“Nós temos dificuldades como a de definir quais cursos vamos ofertar em determinado local. Ao mesmo tempo, tendo que analisar aquele contexto, o território onde está inserido e se aquele curso vai atender a demanda. Vi que o CGEE conta com estudos e ferramentas que podem nos auxiliar. Por isso, está sendo de grande valia. Vou levar para a minha instituição a ideia de ter maior proximidade com o Centro”, afirmou. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.