Notícias

Voltar

Amazônia

PUBLICAÇÃO

Amazônia

CGEE lança publicação de estudo que subsidia projeto para Amazônia, da Secretaria de Assuntos Estratégicos; objetivo é promover a sustentabilidade

“Um projeto para a Amazônia no século 21: desafios e contribuições” é uma das novas publicações do CGEE neste segundo semestre de 2009. Originada do estudo realizado pelo Centro em uma parceria com Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a publicação serve como subsídio para o Projeto Amazônia Sustentável (PAS), que visa transformar a região em uma prioridade para o país nesta primeira metade do século 21. Ela traz informações sobre o estado atual da Amazônia, mostra que o coração da floresta continua intacto e que é possível gerar desenvolvimento sem afetar a fauna e a flora da região.

O trabalho foi coordenado pela professora Bertha Becker, geógrafa e pesquisadora, além de contar com a colaboração em seu núcleo técnico principal os professores Wanderley Messias da Costa, da Universidade de São Paulo (USP), e Francisco de Assis Costa do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A publicação é resultado de oito meses de trabalho de oito consultores que participaram de reuniões técnicas de assessoria ao então ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, com representantes de órgãos públicos e de organizações do terceiro setor.

Para efeito do estudo, a Amazônia foi dividida em duas: o Coração Florestal, área quase intacta que, de acordo com o relatório, seria alvo de um aproveitamento econômico mais intenso; e a outra parte, já desmatada, auxiliará na atividade econômica da região. A publicação traz sugestões de atividades sistemáticas associadas ao uso da biodiversidade que geram valor propiciando emprego e renda capazes de elevar a qualidade de vida de suas populações, além da integração dos países amazônicos, já que os problemas, como a devastação, também são comuns em países como Peru, Colômbia e Bolívia, e o Brasil encontra nesses países muitas cidades “gêmeas” nas fronteiras.

Em 428 páginas, a publicação mostra na primeira parte o capítulo “Uma visão de futuro para o coração florestal da Amazônia”, que aborda os complexos verde e urbano na região, serviços ambientais e mineração. Na segunda, intitulada “Estruturas, dinâmicas e perspectivas” aborda a utilização de recursos florestais madeireiros e não-madeireiros, desenvolvimento sustentável e agrário e infraestrutura e logística.

A publicação também conta com os resumos das notas técnicas do estudo e as conclusões.

Para ter acesso à publicação, faça o download aqui.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.