Notícias

Voltar

Reunião Anual da SBPC: CGEE apresenta resultados de dois projetos

SBPC

Reunião Anual da SBPC: CGEE apresenta resultados de dois projetos

 

A 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá início no próximo domingo (21). Dessa vez, a programação ocorrerá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS), e segue até 27 de julho.

Durante o evento, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresentará os resultados da Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil 2019 e do Projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA). 

A pesquisa sobre a percepção dos brasileiros quanto a C&T é uma demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) ao CGEE. O resultado dos questionários aplicados durante a pesquisa permitem análises que geram subsídios para tomadas de decisões governamentais em prol da popularização da ciência e tecnologia. A iniciativa conta com a colaboração da SBPC e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia; e teve sua última versão publicada em 2015. 

Esta é a quinta edição da pesquisa e a segunda realizada pelo CGEE. O lançamento ocorre na segunda-feira (22), às 14h, e conta com a presença do secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales; do presidente do CGEE, Marcio Miranda; do presidente da SBPC, Ildeu de Castro; e do reitor da UFMS, Marcelo Turine. O assunto também será foco de uma conferência da programação, que ocorrerá no dia 23, conduzida pelo consultor da pesquisa e diretor de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Yurij Castelfranchi.

Também no dia 23, a assessora técnica do CGEE e coordenadora do Projeto Diagnóstico das CHSSALLA, Mayra Juruá, apresentará essa iniciativa. Idealizado pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), o projeto também é resultado de uma demanda do MCTIC ao CGEE. 

O intuito da iniciativa é aprimorar as políticas públicas relacionadas às CSSHALA e destacar sua importância para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. O diagnóstico possui dois eixos principais: o primeiro visa traçar os perfis dos acadêmicos, das pesquisas e suas fontes de financiamento; O outro busca relacionar esse panorama com as políticas públicas de CT&I.

O planejamento do projeto prevê que, ao longo do segundo semestre, os resultados sejam debatidos com a comunidade científica a fim de contribuir com as cerca de 30 áreas do conhecimento envolvidas e construir perspectivas de futuro para a ciência brasileira. 

Avenida da Ciência 

Além das apresentações realizadas durante a 71ª Reunião da SBPC, o Centro terá um stand na Avenida da Ciência, mostra de ciência, tecnologia e inovação que compõe o encontro. Assessores do CGEE farão exposições durante esse evento. Na terça-feira (23), o especialista em análise de redes Marcelo Paiva realizará uma palestra para introduzir conteúdos de ciência de redes e discutir métricas de avaliação. A apresentação busca contribuir com a compreensão da importância de um banco estruturado sobre a atividade científica do País e como ele pode subsidiar a elaboração de políticas públicas.

Ainda como parte da programação do CGEE na Avenida da Ciência, a coordenadora da pesquisa sobre percepção pública da C&T, Adriana Badaró, fará uma palestra sobre o estudo, na sexta-feira (26). No mesmo dia, a assessora técnica do Centro Mayra Juruá realizará uma terceira palestra sobre o Projeto Diagnóstico CHSSALLA.

Acompanhe as atividades do Centro durante a reunião da SBPC por meio das redes sociais pela hashtag #CGEEnaSBPC.

 

Serviço

 

Programação científica

Sessão especial: lançamento da Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2019

Data: 22 de julho

Horário: das 14h às 15h

Coordenador: Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ)

Palestrantes: Marcelo Marcos Morales (MCTIC), Márcio de Miranda Santos (CGEE) e Marcelo Augusto Santos Turine (UFMS)

Multiuso 1 - Bloco 15 - Auditório 1

 

Encontro: Apresentação do Diagnóstico da CHSSALLA

Data: 23 de julho

Horário: das 18h às 20h

Coordenadora: Mayra Juruá

Multiuso 1 - Bloco 15 - sl. 009

 

Conferência: Percepção pública da ciência

Data: 23 de julho

Horário: das 10h30 às 12h

Conferencista: Yurij Castelfranchi (UFMG)

Multiuso 1 - Bloco 15 - Auditório 1

 

Avenida da Ciência


Estudos estratégicos na ciência brasileira: mapeamentos de competências a partir do Lattes

Data: 23 de julho

Horário:  das 14h50 às 15h30

Palestrante: Marcelo Augusto Santos (CGEE)

Auditório Cerrado

 

Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2019

Data: 26 de julho

Horário:  das 10h40 às 11h20

Palestrante: Adriana Badaró (CGEE)

Auditório Pantanal

 

Projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Data: 26 de julho

Horário:  das 15h40 às 16h20

Palestrante: Mayra Juruá (CGEE)

Auditório Pantanal