Notícias

Voltar

Assessoras do CGEE participam de Conferência sobre CT&I e os ODS

Políticas de CT&I

Assessoras do CGEE participam de Conferência sobre CT&I e os ODS

As assessoras técnicas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Adriana Badaró e Alessandra Brandão, participam da Conferência “Eu-SPRI 2019: Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O encontro ocorre em Roma, na Itália, de 5 a 7 de junho. O evento é promovido pelo Fórum Europeu para Estudos de Políticas para Pesquisa e Inovação (Eu-SPRI).

A programação é realizada no Instituto de Pesquisa sobre Crescimento Econômico Sustentável do Conselho Nacional de Pesquisa (IRCrES) da Itália. A conferência foi construída de acordo com as propostas dos encontros realizados em 2017, em Viena, e em 2018, em Paris. O foco das discussões serão os atores, instrumentos, práticas e políticas de pesquisa e inovação em busca do desenvolvimento sustentável, usando uma abordagem de resolução de problemas.

A iniciativa visa aprofundar os conceitos de “missões” e “missões transformativas” e como os estudos de pesquisa e inovação podem abordá-los, buscando sua relação com as metas de desenvolvimento sustentável. O evento propõe, ainda, debates sobre as contribuições que os estudos de políticas de ciência, tecnologia e inovação podem oferecer nesse âmbito.

A assessora Alessandra Brandão destaca a importância da conferência como um ambiente que trará insumos para as diversas atividades do CGEE, em especial o projeto Finep - Inteligência Estratégica em CT&I, coordenado por ela. O eixo 2 da iniciativa prevê a capacitação do corpo técnico da financiadora no desenho, na implementação e no acompanhamento de programas orientados por missão, direcionados ao desenvolvimento sustentável.

"A ideia é não só conhecer o framework que vamos utilizar no contrato da Finep em relação ao eixo 2 do projeto, como também interagir com os principais especialistas internacionais dessa área", ressalta.

Também serão discutidas mensurações relacionadas às missões e a distância entre elas e os desafios sociais, projetos de pesquisa, objetivos e instrumentos políticos. Nesse contexto, serão incluídas questões como o papel dos atores, novos e tradicionais, envolvidos; regulações; fundo público; e contratações públicas para atingir objetivos específicos.

Sete tópicos-chave, que envolvem temáticas como ciência, tecnologia, inovação, pesquisa, sustentabilidade, políticas públicas, modelos de negócio, globalização e sociedade, conduzem a conferência. Participam do evento representantes  da Universidade de Sussex, da Universidade de Roma Tor Vergata e da Copenhagen Business School, entre outros. A programação completa está disponível no site: https://www.euspri2019.it.