Notícias

Voltar

Associação Brasileira de Municípios e CGEE assinam acordo de cooperação

Parceria

Associação Brasileira de Municípios e CGEE assinam acordo de cooperação

O presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary José Vanazzi, e o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio Miranda, assinaram, hoje (13), um acordo de cooperação técnica na sede da ABM, em Brasília (DF). O termo formaliza a parceria entre as instituições no desenvolvimento de estudos e pesquisas.

O acordo visa a contribuição das partes na condução das atividades das plataformas do Observatório de Inovação Para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo CGEE, e do Observatório de Políticas Públicas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana (NAU), da ABM. 

As instituições serão parceiras em ações como a coleta de informações e experiências dos governos locais; a articulação com gestores locais para compartilhamento de experiências; a busca pela visibilidade das soluções sustentáveis de baio custo existentes nos municípios; e a definição de mecanismos de complementariedade entre as plataformas.

Para o presidente do CGEE, a cooperação entre as instituições é um fator importante para superar os desafios dos ODS. “A nossa postura institucional é a pró-cooperação, exatamente por entender que, com parcerias, nós conseguimos melhorar concretamente os níveis de qualidade de vida, de redução das desigualdades do país e de aprimoramento das nossas relações internacionais”, afirma. “O Centro encontra forte interface e espaço de cooperação com a ABM”, avalia Miranda.

 O Observatório conduzido pelo Centro faz parte do projeto Global Environment Facility “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras”, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Oics visa a monitorar, organizar e exibir, por meio de uma plataforma virtual, soluções urbanas sustentáveis. O projeto abrange temáticas como mobilidade, energia, água e resíduos sólidos.