Notícias

Voltar

Balanço OCTI 2022: monitoramento da ciência com olhar de futuro

Octi

Balanço OCTI 2022: monitoramento da ciência com olhar de futuro

Dados regionais, mapeamentos de competências na área de saúde e levantamentos de competências financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram alguns dos resultados obtidos pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), em 2022. Um dos focos do projeto foram as modelagens automatizadas para detectar panoramas de pesquisa em diferentes fronteiras do conhecimento.

"O monitoramento da ciência brasileira abre portas para o reposicionamento das estratégias dos gestores da área, o que permite olhar as oportunidades e riscos para o Brasil no futuro mais próximo. Além disso, esse trabalho auxilia na tomada de decisão para investimentos e outras ações do setor público", afirma o assessor técnico do CGEE, Marcelo Paiva.

No ano passado, o Octi desenvolveu um estudo em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, com o objetivo de gerar informações sobre os indicadores regionais do setor. O Observatório realizou, ainda, um panorama sobre a pesquisa do Estado, indexada na Plataforma Web of Science. Os dados e as análises foram lançados em um boletim temático sobre Indicadores e Panoramas em dezembro.

O Observatório também participou de estudos sobre os residentes nas áreas de saúde dos institutos federais de ensino, contemplando milhares de egressos desses cursos, identificando rotas temáticas das pesquisas registradas em seus currículos. 

Para este ano, o OCTI deverá lançar, no primeiro semestre, um estudo sobre os pesquisadores que já obtiveram bolsa de Produtividade em Pesquisa nos últimos doze anos, destacando os  principais temas de interesse de atuação desse público. O projeto desenvolverá, ainda, trilhas de observação sobre a formação de recursos humanos em diferentes temas estratégicos no país e iniciará estudos sobre o monitoramento em inovação. A ideia é apresentar novas metodologias para ampliar a visão estratégica nos setores da ciência, articulando atores locais e nacionais.