Notícias

Voltar

Brasil - Argentina

Cooperação internacional

Brasil - Argentina

No dia 30 de novembro, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos assinou um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica, que tem sua sede em Buenos Aires. Especificamente, a parceria será com o Instituto Argentino de Investigação de Zonas Áridas (IADIZA), que integra o Conicet. O objetivo do acordo, com validade de cinco anos, é desenvolver pesquisas e atividades científicas voltadas ao desenvolvimento das regiões secas da América Latina. As pesquisas nessas áreas devem ser reforçadas por ações de cooperação de caráter acadêmico, científico e cultural.

A Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que aconteceu em 2010, foi realizada com a parceria informal entre o CGEE e o IADIZA. A parceria mobilizou a comunidade científica e política, e também instituições nacionais e internacionais envolvidas com o tema para que a conferência atingisse os seus objetivos. Os principais propósitos da ICID + 18 foram : Focalizar ações e oportunidades para um futuro melhor nas regiões áridas e semiáridas do mundo; compartilhar experiências e conhecimentos em assuntos referentes às regiões semiáridas e áridas nos últimos 20 anos como: variações e mudanças climáticas, impactos econômicos, sociais e ambientais.

A parceria entre o CGEE e a IADIZA vem permitindo a construção de uma mobilização significativa em defesa das terras secas da América Latina. O acordo engloba o envolvimento de outras instituições como a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), e órgãos científicos de países como Peru, Chile e Uruguai.

O plano de atividades para 2013 inclui a organização de workshops, publicações e reuniões para apoiar pesquisas em combate à desertificação, degradação de terra e a seca na América Latina.

Acordo Brasil - França - América Latina
Com base no acordo tripartite lançado pelo CGEE em parceria com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e a Agência Pan-Africana da Grande Muralha Verde (APGMV) durante a Rio+20, a Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC) propôs um acordo similar entre as três instituições (CGEE, IRD e ECLAC) para desenvolver projetos adaptados para a região da América Latina e o Caribe. O acordo será importante para promover e disseminar iniciativas de combater a desertificação e degradação de terras na região.

(Por Heloíse Meneses)



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.