Notícias

Voltar

Brasília recebe Nobel de Física de 2010 Konstantin Novoselov

Palestra

Brasília recebe Nobel de Física de 2010 Konstantin Novoselov

A capital federal recebeu, nesta quinta-feira (5), o Prêmio Nobel em Física Konstantin Novoselov, laureado em 2010 pela Academia por ter isolado o grafeno pela primeira vez. O físico proferiu a palestra “A importante descoberta do Grafeno”, no Auditório da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF).

O pesquisador veio a Brasília a convite da ACDF, do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e da consultoria especializada em grafeno Planar. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apoiou a realização do evento, que contou também com uma palestra do fundador e diretor do Centro de Pesquisa em Grafeno da Universidade Nacional de Singapura, o professor e físico brasileiro Antônio Hélio Castro Neto. O centro dirigido por Castro Neto é o maior do mundo especializado no estudo do grafeno e conta com o próprio Konstantin Novoselov no quadro de professores.  

A diretora do Centro, Regina Silverio, foi uma das convidadas que participou da mesa de abertura das palestras. Ela lembra também que o CGEE está constantemente envolvido com as temáticas da ciência, tecnologia, inovação e também educação; e participa atualmente de um processo, liderado pelo MCTIC, de construção da Política Nacional de Inovação (PNI).

“É um prazer e satisfação enorme apoiar esse evento recebendo dois especialistas de renome mundial, sendo um deles um brasileiro que muito nos orgulha”, afirmou Regina. Ela explicou que o CGEE atua no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, por meio de uma “parceria bastante efetiva” com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); e também no âmbito da educação, junto ao Ministério da Educação (MEC).

Durante a palestra de Castro Neto, cujo tema foi “Materiais Avançados 2D e o Futuro Disruptivo da Tecnologia”, o físico comentou que a produção do grafeno ainda está “nos primeiros passos”, mas que a venda de “grafeno falso”, isto é, de outras substâncias que os vendedores alegam ser grafeno, é comum, sobretudo na internet. Um estudo, do qual tanto o brasileiro quanto Novoselov participaram, revelou a prática.

Ainda segundo Castro Neto, atualmente não há grafeno disponível em grandes proporções. “A demanda é gigantesca, mas a produção ainda é minúscula. Pouquíssimas empresas ao redor do mundo produzem grafeno com o padrão necessário. É por isso que o Brasil tem a oportunidade, principalmente nas áreas de engenharia e de inovação, de participar desse processo [de produção do grafeno]”, afirmou. 

Sobre o grafeno

O físico Novoselov isolou o grafeno, um nanomaterial, a partir do grafite. Trata-se de um elemento duzentas vezes mais resistente do que o aço, aplicado aos polímeros dos plásticos e capaz de aumentar a conservação de produtos perecíveis. Em sua palestra, Novoselov destacou a importância das diversas aplicações possíveis do material, como nas áreas de medicina, tecnologia e e construção civil.

Outras aplicações possíveis para o grafeno são: em roupas; em baterias de automóveis (pois trata-se de um condutor de energia 150 vezes melhor do que outros elementos disponíveis na natureza); em tintas (pois aumenta a fosforescência, abrindo caminho para a substituição de lâmpadas por tintas fosforescentes); e, por ser resistente e leve, em fuselagens de aviões e foguetes.