Notícias

Voltar

Brasília recebe o X Encontro de Políticas Públicas e Design

Evento

Brasília recebe o X Encontro de Políticas Públicas e Design

Teve início, na manhã desta quarta-feira (11), o X Encontro de Políticas Públicas e Design (EPP&D). Esta edição do evento, criado pela Rede Latinoamericana de Políticas Públicas e Design, ocorre pela primeira vez em Brasília (DF), no Centro Universitário Iesb. O objetivo do evento é, segundo os organizadores, “compartilhar experiências exitosas e inovadoras de implementação de políticas de gestão do design para o desenvolvimento cultural, tecnológico, econômico e social da América Latina”.

O encontro tem o intuito, também, de apresentar o trabalho da Rede Latinoamericana de Políticas Públicas e Design. A realização do evento contou com a parceria e patrocínio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entre outras instituições. O presidente do CGEE, Marcio Miranda, participou da abertura do encontro e, em breve palestra proferida na ocasião, destacou a importância das conexões possibilitadas pelo evento, que reúne convidados de diversos países latinos, para o desenvolvimento.

“O belíssimo Plano Piloto, à medida em que se desenvolveu, deixou alguns vácuos no desenvolvimento econômico e social de seu entorno. Gostaríamos que Brasília inteira fosse uma extensão das concepções dos profissionais que criaram esse espaço”, disse. Marcio Miranda definiu o design como uma “profissão, abordagem e possibilidade” para “transformar a realidade para melhor”.

“Nós, brasileiros, não ficaremos satisfeitos enquanto esses imensos vácuos sociais ainda existirem. Não podemos aceitar isso. As nossas profissões, hoje, devem se colocar a serviço dessas transformações em grande escala”, salientou. Por fim, o presidente do CGEE enfatizou a responsabilidade que o design e as políticas públicas têm, no Brasil, de criar intervenções criativas com foco no preenchimento dos “vácuos sociais” e na redução de desigualdades.

“Temos que, com criatividade, começar a andar para a frente, olhando sempre para quem precisa e sofre mais diretamente o impacto das intervenções que procuramos, com políticas públicas, implementar”, frisou.

Design em Brasília

Essa é a primeira vez que o Encontro de Políticas Públicas e Design, que ocorre desde o 2010, é realizado em Brasília (DF). As edições anteriores foram em Buenos Aires, na Argentina (2010); em Bogotá, na Colômbia (2011); em Guadalajara, no México (2012 e 2017); em Montevidéu, no Uruguai (2013 e 2018); em Quito, no Equador (2014); em Concepción, no Chile (2015); e em Havana, capital de Cuba (2016).

O subsecretário de Produtos e Políticas de Turismo do Governo do Distrito Federal, Rodrigo Costa, também participou da abertura do encontro. Em seu pronunciamento, costa explicou a relevância do design para a história de Brasília, que, segundo ele, é a “prova de que o design pode transformar uma cidade e todo um país”.

“Se pararmos pra pensar, esse grande cerrado que existia [na região onde atualmente está Brasília] na década de 1950 não tinha absolutamente nada. A partir de uma ideia, de um conceito criativo e de um trabalho feito a várias mãos, um arquiteto, um engenheiro, um paisagista, um artista plástico e um empreendedor - que no caso era o presidente Juscelino Kubitschek - tiveram no design o pivô para tornar Brasília a maior obra modernista criada no século 20. Esse histórico nos credencia a falar de um design não somente histórico, mas atuante e atual”, afirmou.

Costa ressaltou também que sediar eventos como o X Encontro de Políticas Públicas e Design é importante para que a capital permaneça sendo parte da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), da qual faz parte desde 2017.

“Temos a responsabilidade de consolidar e manter esse título de cidade criativa, que está sempre sob avaliação. Para isso, precisamos desenvolver ações e atividades como essa [do X Encontro de Políticas Públicas e Design] e tornar o design um tema central nas discussões para a melhoria da cidade e para a geração de renda e de emprego. Ou seja, devemos fazer com que o design permeie nossa cadeia produtiva significativamente”, declarou.

Programação

O X Encontro de Políticas Públicas e Design segue até a próxima sexta-feira (13) e a programação vai contar com conferências e grupos de trabalho que analisam referências internacionais e nacionais na gestão do design nos campos acadêmico, público e privado.

O primeiro dia do evento foi aberto ao público e voltado para a troca de experiências entre sociedade civil, academia e governo. Uma das atrações foi a palestra internacional sobre Design Universal com Francesc Aragall, presidente da Design for All Foundation. Aragall visitou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos na segunda-feira (9), para um bate-papo sobre o impacto econômico do design universal em cidades planejadas. “Ele deu excelentes sugestões - que devem se multiplicar durante esse evento - minúsculas e que, se feitas em escala, se tornam maiúsculas”, afirmou Marcio Miranda, sobre a visita de Aragall ao CGEE.

Segundo a organização, as mesas redondas do encontro abordarão temas como design para todos, inovação cidadã e novas tendências; o papel do Estado na promoção do setor produtivo; e o escopo transversal do design para outras disciplinas e em diferentes níveis educacionais, em especial, ciência e tecnologia. Na edição, anterior realizada em Montevidéu, no Uruguai, estiveram presentes 250 convidados de oito países (México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil).
 
Ao final desta edição, deve ser apresentado um manifesto, denominado Carta de Brasília, no qual irão constar as boas práticas e também as diretrizes de encaminhamentos futuros, coesos e alinhados entre os países sobre a importância do design nas políticas públicas.