Notícias

Voltar

Carvão vegetal

Seminário

Carvão vegetal

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, no dia 20 de maio, em Brasília (DF), um seminário para discutir o tema "Modernização da produção de carvão vegetal". Durante o evento, serão debatidas onze notas técnicas produzidas pelo Centro para subsidiar um documento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) sobre o tema. O evento visa a uma revisão do Plano Setorial de Redução de Emissões da Siderurgia Brasileira, seguindo o que foi proposto pelo Acordo de Copenhague (15ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Clima).

O encontro atualizará e trará novas contribuições para o trabalho que foi concluído pelo Centro em 2010. A atualização do material também mapeará as iniciativas em curso das principais empresas do setor siderúrgico e de ferro-gusa independente, na busca da sustentabilidade no horizonte de 2020, e identificará as dificuldades que estão sendo encontradas para a concretização de metas voluntárias de redução de emissões de CO2. Os participantes avaliarão o grau de implementação das recomendações do estudo de 2010 e farão recomendações adicionais.

As mesas discutirão diversos temas relacionados ao assunto, como: "Levantamentos da produção de aço e gusa e cenário 2020"; "Redimensionamento do esforço Brasil para redução de CO2"; "Bases do desenvolvimento da produção de madeira renovável"; e "Um pensamento estratégico para a cadeia produtiva de carvão vegetal no Brasil".

“O seminário é a terceira fase da ação e, a partir dos debates, será produzido um documento final a ser publicado pelo CGEE, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)”, afirma o líder da ação no Centro, Elyas Medeiros.

Participarão instituições e empresas como: Ministério do Meio Ambiente (MMA), MDIC, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vale S.A, Votorantim, entre outras.

O evento será transmitido online neste link.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.