Notícias

Voltar

Cátedra da Unesco realiza seminário sobre políticas culturais com apoio do CGEE

Políticas Culturais

Cátedra da Unesco realiza seminário sobre políticas culturais com apoio do CGEE

O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcelo Paiva, participará do 2º Seminário Internacional da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Durante a programação, ele apresentará um trabalho sobre mapeamento de áreas do conhecimento em ciências humanas. O evento é realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Centro, e ocorrerá hoje (5), na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca.

O seminário reunirá um grupo de pesquisadores em políticas culturais para discutir metodologias que visam ao estudo da especialização acadêmica, a partir dessa área do conhecimento. A programação dialoga com o objetivo da Cátedra, que é vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de se tornar um centro de excelência e polo avançado de pesquisa nos campos apontados pelo tema do evento.

A apresentação de Paiva tem como título “O campo de políticas culturais e sua projeção acadêmico-institucional”. O assessor técnico destaca a importância da participação do Centro no evento. De acordo com ele, será possível estreitar as relações de pesquisa em ciências humanas sociais e sociais aplicadas, também na área de cultura, com projetos que a casa gesta com interface direta nesses campos. “A própria experiência de discutir mapeamentos de conhecimento com especialistas fornece os inputs necessários para avançar com os estudos de diagnóstico nas áreas de ciências humanas”, afirma.

O seminário é organizado pela chefe do setor de Estudos de Política Cultural da FCRB, Lia Calabre, e pelos pesquisadores do setor, Alexandre Domingues e Adélia Zimbrão. Foram convidados como palestrantes do seminário, além do assessor do CGEE, o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fabio Gouveia; e o coordenador do Observatório das Ciências Sociais (OCS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Augusto Campos. Como representantes do Centro, ainda atuaram na preparação do evento as assessoras Mayra Juruá e Luiza Pinheiro.

No dia 6 de novembro, haverá uma oficina de capacitação coordenada pelo também assessor técnico do CGEE, Jackson Maia. Este encontro tem como finalidade o mapeamento temático de áreas de pesquisa de interesse da Casa de Rui Barbosa. A oficina é voltada para os membros da cátedra.

Cátedras da Unesco

O Programa de Cátedras tem como objetivos principais a capacitação e a troca de conhecimentos entre os países em desenvolvimento. Ele abrange universidades, organizações governamentais e não governamentais ligadas ao ensino superior. Os  projetos são interdisciplinares e envolvem atividades de produção de conhecimento, como pesquisas e treinamentos. No Brasil, 23 instituições são cátedras da Unesco.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.