Notícias

Voltar

CDR DF: tudo pronto para a oficina de refinamento de alvos

Oficina

CDR DF: tudo pronto para a oficina de refinamento de alvos

Já está tudo pronto para a oficina de refinamento de alvos do Centro de Desenvolvimento Regional do Distrito Federal (CDR DF). Os últimos detalhes de toda a programação, desde a mesa de abertura até o encerramento, foram acertados em reunião realizada na sede da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), na semana passada. 

A oficina de refinamento ocorre na próxima terça-feira (25) a partir das 9h, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). O objetivo do evento é “retomar as atividades do CDR DF”, segundo o assessor técnico do CGEE Fábio Augusto Melo Assunção, que estava presente na reunião para acertar os aspectos finais da oficina de trabalho. “Uma grande missão desta oficina é colocar novamente o desenvolvimento regional em pauta no Distrito Federal, e ele tem tudo para ser bem-sucedido”, afirma o assessor técnico do CGEE. 

O último evento do CDR, no ano passado, foi a oficina de delimitação de alvos, cujos resultados serão o ponto de partida para os trabalhos da terça-feira (25).

O refinamento, finalidade do evento, vai buscar um recorte e temas mais específicos no âmbito dos oito alvos delimitados na oficina de 2018. Foram eles: agricultura familiar e empreendedorismo agroindustrial; sistema de dados e aplicativos para planejamento e gestão; complexo da saúde (capacitação, sistemas de informação e fármacos); micronegócios e ambiente/cultura empreendedora; água e saneamento; arranjos produtivos; e energias renováveis (biogás, biometano e energia solar). 

A reunião que acertou os últimos detalhes para a oficina de refinamento ocorreu na última quarta-feira (20) e contou com a participação de membros do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do CDR-DF e da comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. 

A oficina contará com uma programação que inclui apresentações do projeto CDR, de dados e expectativas regionais e da metodologia de trabalho da oficina; a realização de um trabalho em grupo dirigido; e a sistematização dos resultados (prévias dos projetos). 

Próximos passos

O evento da próxima terça-feira (25) representa mais um passo em direção à consolidação e homologação da carteira de projetos do CDR DF. Essa etapa também ocorrerá em uma oficina de trabalho, que deve ocorrer em agosto deste ano. “Temos mecanismos para obter uma carteira de projetos robusta”, afirma Fábio.