Notícias

Voltar

CDR Sudoeste Paulista realiza 3º Fórum de Desenvolvimento Regional

CDR

CDR Sudoeste Paulista realiza 3º Fórum de Desenvolvimento Regional

O Conselho Gestor do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) do Sudoeste Paulista realizou, na sexta-feira (14), na Faculdade de Tecnologia (Fatec), em Capão Bonito (SP), o 3º Fórum de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista. O evento recebeu apoio de instituições de pesquisa e desenvolvimento locais. A diretora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Regina Silverio, participou do encontro.

O objetivo do fórum foi promover a troca de conhecimento científico e crescimento profissional aos participantes. O evento contou com a presença de diversos atores, como professores, gestores de iniciativas públicas e privadas, pesquisadores, alunos e empresários da região. As temáticas destacadas no evento foram: agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, turismo, capacitação e empreendedorismo e preservação de recursos naturais.

A programação incluiu apresentações sobre o projeto CDR Sudoeste Paulista, sobre indicadores socioeconômicos da região e resultados de pesquisas na área; exposição de estandes de empresas, organizações não governamentais (ONGs) e cooperativas; oficinas de empreendedorismo; mostra de artesanatos regionais; participação de empresas júnior de diferentes universidades; e premiação de trabalhos relacionados ao tema desenvolvimento regional.

Para a coordenadora do CDR Sudoeste Paulista, Marimar Guidorzi, o fórum fortaleceu os parceiros do CDR e promoveu o contato dos estudantes com pesquisas nos temas apontados. “O evento foi uma peça fundamental para o fortalecimento e a construção da rede de apoio e parcerias em prol de projetos do CDR. É, também, uma oportunidade de incentivar os alunos das instituições de ensino do território a pensarem a pesquisa aplicada ao desenvolvimento e à realidade local”, destacou Serra. 

O projeto CDR é desenvolvido pelo CGEE por meio de uma demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). O seu objetivo é articular as Instituições de Educação Superior (IES) e as de ciência, tecnologia e inovação para colocar em prática, junto a atores locais, iniciativas em prol do desenvolvimento regional. Além do Sudoeste Paulista, outras quatro regiões compreendem projetos-piloto de CDR: Campina Grande (PB), Área Metropolitana de Brasília (DF/GO),  Triângulo Mineiro (MG) e Região da Campanha (RS). 

Apoiaram a realização do fórum a Fatec; o Instituto Agronômico de Campinas (IAC); a Universidade Estadual Paulista (Unesp); a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).