Notícias

Voltar

Celulose e Papel

Publicações

Celulose e Papel

A nova publicação do CGEE tem como objetivo a identificação de subsídios técnicos para a política de eficiência energética. O foco foi o setor de celulose e papel, em função do grande potencial que apresenta em termos de competitividade.

O segmento brasileiro de celulose e papel possui a maior área de florestas certificadas entre os segmentos de base florestal do país. De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), em 2011, a área total certificada era de dois milhões de hectares.

O Brasil não depende muito da importação de celulose de mercado e é um grande exportador de pastas químicas. Por isso, o estudo apresenta o potencial produtivo da indústria nacional, assim como a sua competitividade frente ao mercado internacional, visto que parte significativa da produção de celulose e papel é destinada à exportação.

Um panorama da ciência, tecnologia e inovação foi conduzido de forma a retratar a produção nacional de pasta de celulose e papel, levantar os centros de pesquisa e universidades que realizam estudos de interesse sobre o assunto e mapear os grupos de pesquisa que tratam da temática biorrefinaria florestal no país. A publicação ainda apresenta recomendações para o aprimoramento da política de ciência, tecnologia e inovação no que se refere ao tema central do estudo.

Também foi lançada a edição "Edificações Eficientes" que faz parte do mesmo projeto de pesquisa de "Eficiência Energética: recomendações de ações de CT&I em segmentos da Indústria selecionados".

As publicações estão disponíveis para download em pdf no site do CGEE.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.