Notícias

Voltar

Centro de Bioetanol

INAUGURAÇÃO

Centro de Bioetanol

Foi inaugurado na sexta-feira, dia 22 de janeiro, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) em Campinas, São Paulo. A criação do laboratório foi recomendação do estudo sobre bioetanol realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp. Para apoiar a expansão sustentavel do etanol de cana, os cientistas do CTBE se dedicarão a desenvolver pesquisas que ampliem ainda mais a competitividade do bioetanol produzido no Brasil, hoje em vantagem em relação aos demais países, com maior produtividade em litros por hectares. A instituição se estruturará em três grandes áreas: pesquisa básica; desenvolvimento e inovação; e estudos de infra-estrutura, logística e sustentabilidade.

O estudo encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia ao CGEE, coordenado pelo professor Rogério Cezar Cerqueira Leite, anunciava as ações e investimentos necessários para que a produção de bioetanol brasileira pudesse sustentar 10% do consumo mundial de combustível em 2025. Uma das conclusões alcançadas foi que era necessário aprimorar a ciência e a tecnologia associada à produção de etanol de cana-de-açúcar. Assim, deu-se o nascimento do CTBE, em 2005. De acordo com o professor Rogério Leite, durante a inauguração, a base física do CTBE em Campinas, dentro do campus da Unicamp, possui instrumentos avançados que tornarão as pesquisas muito mais econômicas. “A ideia de um laboratório nacional criará uma sinergia entre diversas instituições e atividades diferentes e específicas da ciência, além de ser extremamente econômico. Isto é o futuro do Brasil”, comentou.

O diretor do CTBE, Marco Aurélio Lima, ressaltou durante seu discurso que os investimentos do governo no Laboratório foram da ordem de 69 milhões de reais, dentre os quais 10 milhões são apenas em equipamentos. Ele afirmou ainda a pretensão de alcançar contratar cerca de 170 profissionais de diversas áreas para atuarem no Laboratório. Sobre o papel do CGEE na criação do CTBE, Marco Aurélio destacou que não foi não somente o de fazer o estudo, mas também de ajudar na implantação do sistema como um todo.

Na ocasião da inauguração, também foram assinados acordos nacionais e internacionais que ampliarão a capacidade científica e tecnológica do CTBE. Entre os acordos assinados durante o evento, firmaram-se as cooperações com o Imperial College de Londres, da Inglaterra, e com a Lund University, da Suécia. Também foram concretizados os acordos com a Embrapa e com o LNBio, antigo Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME).

Estiveram presentes na inauguração, além do presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o governador do estado de São Paulo, José Serra, o senador Eduardo Suplicy. Do CGEE, estiveram presentes a presidenta, Lucia Melo, e o assessor técnico supervisor do estudos em biocombustíveis, Marcelo Poppe.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.