Notícias

Voltar

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) na Conferência Green Rio 2023: Impulsionando a bioeconomia brasileira

OBio

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) na Conferência Green Rio 2023: Impulsionando a bioeconomia brasileira

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença de destaque na Conferência Green Rio/ Green Latin America 2023, um evento internacional de bioeconomia e economia verde que ocorreu de 31 de agosto a 2 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). 

O Green Rio é conhecido por ser um fórum de colaboração entre o Brasil e a Alemanha, mas também atrai participantes de todo o mundo. O evento oferece uma plataforma aberta e gratuita para discutir questões relacionadas à bioeconomia e à sustentabilidade.

Uma das mesas da conferência contou com a participação do CGEE, que trouxe sua experiência em bioeconomia. Durante essa sessão, o CGEE apresentou dois projetos-chave: o Observatório de Bioeconomia (Obio) e o projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio). O ODBio focou nos desafios da bioeconomia e os seus resultados foram discutidos em detalhes. Além disso, foi destacado o lançamento da revista "Parcerias Estratégicas", que inclui um artigo derivado desse projeto. O CGEE apresentou, ainda, os resultados mais recentes do Obio, fornecendo informações sobre a missão desse observatório e detalhando os resultados do boletim mais recente, que se concentrou na bioeconomia amazônica.

A mesa de discussão moderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação do CGEE, abordou diversos aspectos da bioeconomia, desde a produção de biomassa para a transição energética até os produtos da biodiversidade, incluindo o açaí, apresentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa diversidade de tópicos destacou o vasto potencial da bioeconomia no Brasil.

A assessora técnica do CGEE, Daniella Fartes,  participou da conferência e fez uma apresentação sobre o tema, no dia 2 de setembro. Em sua palestra, ela abordou as oportunidades e os desafios envolvidos no desenvolvimento de uma bioeconomia brasileira com base em princípios sustentáveis e circulares.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.