Notícias

Voltar

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos comemora 20 anos

CGEE 20 Anos

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos comemora 20 anos

O Centro de Gestão Estudos Estratégicos (CGEE), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), comemora, neste mês, 20 anos de contribuições ao desenvolvimento nacional. A instituição oferece subsídios a tomadores de decisão e atores governamentais, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e da educação no país. 

Para isso, o CGEE realiza estudos em temas estratégicos e prospectivos. O Centro se destaca, ainda, nos campos de avaliação e da gestão estratégica, prestando serviços de inteligência para o SNCTI e para a sociedade como um todo. Como forma de organizar a execução de seus trabalhos, foram definidas cinco linhas de ação que conduzem as iniciativas da instituição. São elas: estudos, análises e avaliações; articulação; apoio técnico à gestão estratégica do SNCTI; disseminação da informação em CT&I; e desenvolvimento institucional.

Como uma organização inovadora, mesmo em um momento de pandemia, o Centro  manteve a sua produção e as suas atividades, cooperando com o país. A instituição continuou produzindo publicações que buscam difundir informações, experiências e projetos à sociedade e resultam de ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

Outro destaque desses 20 anos são os observatórios do CGEE, que têm como objetivo acompanhar e antecipar o desenvolvimento de temas estratégicos. Nesse contexto, a organização conta com os seguintes projetos: Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), realizado no âmbito do projeto CITinova, do MCTI; Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI); e Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE). 

O diretor-presidente do CGEE, Marcio Miranda, destaca como prioridade a necessidade da organização estar atenta aos grandes desafios globais e suas traduções para o ambiente nacional, de forma a gerar subsídios para o Estado brasileiro na área de CT&I e educação. “Em outras palavras, uma instituição como o CGEE deve estar sempre à frente do seu tempo, desenvolvendo e adaptando métodos e ferramentas que permitam que essa postura seja concretamente possível e, mais importante, seja útil e agregue valor para a tomada de decisão de alto nível nos ambientes de governo, da academia e do setor empresarial”, destaca. 

O dirigente ressalta que, neste momento em que o CGEE completa duas décadas de trabalho, não há como deixar de agradecer o apoio dos ministérios supervisor e interveniente, respectivamente o MCTI e Ministério da Educação. “Os resultados do fomento feito ao Centro são percebidos por um amplo conjunto de instituições do Brasil e do exterior que procuram o engajamento profissional do CGEE para trabalhos dos seus interesses em ciência, tecnologia, inovação e educação”, afirma. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.