Notícias

Voltar

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos realiza exibição especial na 20ª SNCT

SNCT

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos realiza exibição especial na 20ª SNCT

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) preparou uma programação especial para os participantes da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): a exibição do curta-metragem "De olho no futuro". Se você já se perguntou como pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, essa é uma oportunidade imperdível para ficar por dentro do tema. A feira acontece de 14 a 20 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). 

O filme "De olho no futuro" terá sessões a cada 30 minutos, a partir das 9h do dia 14 de outubro, com entrada gratuita. A trama da história se desenrola no quarto de uma criança, que começa a questionar como pode ajudar a promover um futuro mais sustentável. Ao longo do filme, por meio da imaginação, a personagem explora diversas maneiras de contribuir com um futuro melhor e também fica sabendo mais sobre como os observatórios do CGEE podem ser ferramentas interessantes nesse processo. 

Para saber mais sobre esses projetos do CGEE, os participantes da SNCT terão a oportunidade de conversar diretamente com os assessores técnicos de cada observatório. São eles: Observatório de Bioeconomia (OBio), Observatório de Tecnologia Espacial (OTE), Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) e o Serviço de Informações de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI).

Aqui está um breve resumo de cada um desses observatórios:

  1. Observatório de Tecnologia Espacial (OTE) : o desenvolvimento e inovação em tecnologias espaciais têm um impacto direto no monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais e promoção do desenvolvimento sustentável. Por meio do OTE, o CGEE oferece uma visão atualizada das tendências, inovações e políticas no setor espacial.

  2. Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) : Em um mundo crescentemente urbanizado, encontrar soluções sustentáveis para cidades é fundamental. O Oics se dedica a identificar, analisar e disseminar práticas inovadoras para tornar as cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

  3. Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) : O Octi  fornece análises, dados e informações essenciais para entender o panorama brasileiro de inovação, orientando políticas e iniciativas para fortalecer o setor.

  4. Observatório de Bioeconomia (Obio): visa a subsidiar estratégias de implementação de políticas em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento da bioeconomia nacional. 

  5.  Serviço de Informações de RH para CT&I (RHCTI) : neste ambiente, é possível acessar um vasto conjunto de dados, informações e análises sobre a formação acadêmica e profissional da base técnico-científica nacional, assim como a vinculação desta com o mercado de trabalho.

 

SNCT 

A SNCT comemora duas décadas de sucesso em 2023 e continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da ciência e tecnologia no Brasil. Essa iniciativa, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi instituída por decreto presidencial em 2004 e se tornou um evento essencial para envolver a população na importância da ciência.

O tema deste ano, "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", está alinhado com o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Marque na sua agenda e participe da exibição do "Cine CGEE" com o filme "De olho no futuro", no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 16 a 22/10, a partir das 9h. Junte-se a nós na construção de um futuro melhor!

Exibição do “Cine CGEE”:

Filme: De olho no futuro!

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Quando? de 16/10 a 22/10.

Horário: a partir das 9h.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.