Notícias

Voltar

Centro Internacional Celso Furtado lança publicação sobre Amazônia

Amazônia

Centro Internacional Celso Furtado lança publicação sobre Amazônia

O diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Filgueira Galvão, escreveu dois artigos para o livro "Amazônia Brasileira e Pan-Amazônia: Riqueza, Diversidade e Desenvolvimento Humano", lançado pelo Centro Internacional Celso Furtado de políticas para o Desenvolvimento, sendo a sétima edição da Coleção Pensamento Crítico.

A obra foi idealizada a partir das discussões que ocorreram no 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, realizado em 2016, em Manaus (AM). Galvão integrou o painel 4 do Congresso, “Ciência e desenvolvimento na Amazônia”, que discutiu a importância da ciência para a compreensão e a conservação da região e também para ensejar tecnologias de fins produtivos e de modo sustentável.

Com o intuito de difundir as ideias apresentadas na ocasião e suscitar as discussões sobre o tema, o livro reuniu as proposições levantadas no Congresso. Questões como os conflitos em torno da apropriação de terras, a defesa da biodiversidade e a proteção dos povos indígenas foram abordadas na publicação, cujo objetivo é propagar as ideias debatidas de desenvolvimento adequado da Amazônia.

O diretor do CGEE contribuiu para o livro com uma homenagem à doutora e pesquisadora Bertha Becker, geógrafa que ficou conhecida como a “cientista da Amazônia”, pela sua importante contribuição para a produção científica e intelectual sobre as questões amazônicas. Galvão escreveu, ainda, o artigo “Teses e mitos sobre o desenvolvimento da Amazônia”, que introduz o tema e levanta as questões de desenvolvimento na região. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.