Notícias

Voltar

Centros de Pesquisa

RANKING MUNDIAL

Centros de Pesquisa

Com apenas oito anos de existência, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos se destaca em ranking mundial de centros de pesquisa

Em uma pesquisa realizada pelo Ranking Web of World Research Centers, em julho deste ano com 14.876 instituições de pesquisa e universidades do mundo todo, o CGEE a 1.645ª posição. Em uma análise nacional com 1.576 instituições, o CGEE está em 30º lugar. As primeiras instituições do país colocadas foram: o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict). Todas com mais de 30 anos de existência. Quatro instituições ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) estão entre as primeiras 10 instituições brasileiras apresentadas na classificação.

O Ranking Web of World Research Centers é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior organismo público de investigação da Espanha. Para obter a classificação, foram analisados quatro quesitos da web. O primeiro consistiu em analisar o número de páginas encontradas a partir dos sites de busca Google, Yahoo, Live Search e Exalead. O segundo critério adotado foi a visibilidade da instituição na rede mundial de computadores, isto é, a quantidade de links remetidos para a página da instituição em outras páginas da web - dado obtido confidencialmente dos domínios Yahoo Search, Live Search e Exalead.

O terceiro ponto de análise se baseou na medição da quantidade de arquivos desses centros de pesquisa disponíveis nos sistemas de busca da web. Entre os formatos selecionados para a avaliação estavam o PDF e DOC, mais utilizados para documentos acadêmicos e publicações. O último critério considerado para compor a classificação consistiu na quantidade de artigos e citações encontrados por meio de pesquisa no Google Acadêmico, ferramenta da web que fornece números de vários itens relacionados ao meio universitário.

Para ter acesso ao ranking com as duas mil primeiras instituições, acesse o site.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.