Notícias

Voltar

Cepal apresenta, no CGEE, a avaliação do Programa Brasil Mais Produtivo

Programa B+P

Cepal apresenta, no CGEE, a avaliação do Programa Brasil Mais Produtivo

O oficial de assuntos econômicos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Marcos Vinicius Chiliatto, apresentou o resultado da avaliação de desempenho do Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), nessa terça-feira (29). A avaliação foi realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e divulgada no início de janeiro. 

O Brasil Mais Produtivo foi lançado pelo governo federal em 2016 e coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), hoje incorporado ao Ministério da Economia (ME). O objetivo do programa é ser instrumento de promoção da produtividade nas empresas de pequeno e médio porte.

O B+P foi uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa atendeu a 3 mil empreendimentos em julho de 2018, com aumento da produtividade superior à meta inicial, de 20%.

O documento lista ainda uma série de recomendações ao programa, como a necessidade de definir uma divisão de tarefas no território; regras de coordenação, cooperação, escalonamento; e uma sequência lógica nos atendimentos. Ao fim da avaliação, foram realizadas entrevistas com os empresários atendidos para captar as impressões gerais dos resultados da iniciativa. “Algumas das recomendações, se não todas, vieram das entrevistas”, ressaltou Chiliatto.

Clique aqui para acessar o teor completo da avaliação.