Notícias

Voltar

CGEE debate o potencial da biomassa celulósica em evento franco-brasileiro

Seminário

CGEE debate o potencial da biomassa celulósica em evento franco-brasileiro

Para debater as constribuições da bioenergia e dos bioprodutos para a implementação do Acordo de Paris sobre o Clima, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário franco-brasileiro, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento será promovido em conjunto com a Embaixada da França, o Itamaraty, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Polo de Competitividade francês Indústria e Agro-recursos e a Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI).

O assessor técnico Marcelo Poppe representará o CGEE em mesa redonda, na terça-feira (25), sobre as inovações tecnológicas e industriais na área do etanol celulósico. O debate contará com a participação do membro da Divisão de Avaliação Integrada das Biorefinarias do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM), Otávio Cavalett, e da diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Tereos, Anne Wagner.

“Esperamos que o seminário forneça oportunidades de colaboração bilateral e de aporte de recursos da parte do BNDES e da AFD, que têm um acordo operacional nesse sentido, aos projetos envolvendo empresas e instituições científicas e tecnológicas brasileiras e francesas”, afirma Poppe.

Ainda na terça- feira, o diretor do Centro, Antonio Carlos Filgueira Galvão, participará de mesa redonda sobre oportunidades de parcerias empresariais. O debate contará com diversos representantes, como o gerente do Departamento de Biocombustíveis do BNDES, Artur Yabe Milanez, e o gerente de Projeto da AFD, Cristian de Gromard. 

O aporte da bioenergia e dos bioprodutos às questões globais do clima e do desenvolvimento sustentável será o tema da palestra do diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Reinaldo Salgado. Ele anunciará o lançamento da iniciativa liderada pelo Brasil, a Plataforma para o Biofuturo, no dia 16 de novembro, durante a a Conferência das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Além disso, haverá um diálogo bilateral sobre inovação, com a participação do secretário de Inovação e Novos Negócios, Marcos Vinícius de Souza.

As demais mesas do evento trarão os temas de valorização energética e industrial da biomassa; produção de biomassa celulósica e suas implicações sociais e ambientais; e conversão de biomassa celulósica em energia e produtos e as implicações para o clima e o desenvolvimento sustentável.

A abertura do seminário contará com a participação do presidente do CGEE, Mariano Laplane; do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili; e do subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do MRE, José Antonio Marcondes de Carvalho.

 

Serviço

Contribuição da bioenergia e dos bioprodutos para a implementação do Acordo de Paris sobre o Clima

Quando: 24 e 25 de outubro

Local: Sala Le Corbusier, Embaixada da França em Brasília



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.