Notícias

Voltar

CGEE apoia o MI para execução de projeto com a União Europeia

Projeto

CGEE apoia o MI para execução de projeto com a União Europeia

Em fase inicial, a iniciativa visa a estimular agendas cooperativas de CT&I para o desenvolvimento de regiões do Brasil e da UE 

Com o objetivo de estimular a cooperação entre o governo brasileiro e a União Europeia (UE) no âmbito das agendas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento, um projeto está sendo elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicas (CGEE). Trata-se de iniciativa contratada no âmbito do projeto Diálogos Setoriais, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

De acordo com o diretor do CGEE, Antonio Carlos Filgueira Galvão, o próximo passo da ação será a elaboração de uma proposta de projeto executivo para o apoio ao desenvolvimento do sistema regional de inovação em território piloto no Brasil . Para isso, o Estado escolhido foi Pernambuco. A implementação deve ocorrer em 2017 com recursos da UE. “O MI convidou o Centro para integrar e liderar o projeto do ponto de vista conceitual. Estamos em fase preparatória”, afirma.

No País, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), comandada pela secretária Lúcia Melo, elegeu dois arranjos produtivos como prioritários para o piloto: o de confecções e o automotivo. Galvão destaca que a escolha por Pernambuco se deve ao fato de que o Estado possui sólida estrutura técnico-cientifica, sendo um dos destaques da região Nordeste.

No final do mês de novembro, uma delegação brasileira composta por especialistas do MI, da Secti-PE e do CGEE irá à Europa para visitar territórios espelhos da ação no velho continente. A viagem deve durar uma semana e se encerrará em Bruxelas, ocasião em que as delegações brasileira e europeia discutirão os próximos passos da ação.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.