Notícias

Voltar

CGEE apresenta ações do Octi a representantes do Cetem e INT

Octi

CGEE apresenta ações do Octi a representantes do Cetem e INT

   
 
Representantes do Cetem e do INT vistam o CGEE  

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebeu, em sua sede, em Brasília (DF), representantes do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do CGEE foi a principal pauta do encontro. Na ocasião, foram debatidas possibilidades de parceria entre o observatório e as instituições de pesquisa. 

 

O Octi realiza monitoramentos contínuos de indicadores, buscando obter, sistematizar e divulgar informações atualizadas e de acordo com metodologias de cálculo estatístico que permitem a geração de dados confiáveis sobre os sistemas de CT&I brasileiros. 

 

A reunião contou com a participação das diretoras do Cetem, Silvia França, e do INT, Ieda Caminha. Na ocasião, foram apresentados os dois eixos de atuação do Octi: Panoramas e Indicadores da Geografia da CT&I. O primeiro recorte apresenta um conjunto de informações estratégicas sobre temas de pesquisa, no Brasil e no mundo. O segundo eixo disponibiliza mapeamentos dos potenciais e problemas enfrentados pelos estados e regiões brasileiras, ao abordar temáticas como financiamento, dispêndio em P&D, cooperação, inovação nas empresas, formação e emprego de mestres e doutores.

 

O assessor técnico do CGEE, Marcelo Paiva, destaca a importância de divulgar o trabalho do Octi para instituições de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como o Cetem e o INT. Ele lembra que o observatório realiza um levantamento sobre tendências e temas estratégicos, no Brasil e no mundo, úteis para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.  

 

“A partir desse contato podem surgir colaborações entre as organizações. Por exemplo, o INT possui uma série de iniciativas com o intuito de fomentar novas atividades de pesquisa. O observatório pode auxiliar nesse processo”, afirma.

 

INT

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) tem a missão de participar do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da pesquisa tecnológica, da transferência do conhecimento e da promoção da inovação. A  instituição atua ainda em temas tecnológicos estratégicos e atuais, como as tecnologias sociais, que incluem tecnologias assistivas, direcionadas à melhoria da acessibilidade e qualidade de vida de pessoas com deficiências. Saiba mais sobre a instituição no site https://www.gov.br/int/pt-br

 

Cetem

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica para o setor mineral. Os benefícios advindos das pesquisas realizadas contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país. Informações sobre a atuação do Cetem podem ser obtidas no site https://www.gov.br/cetem/pt-br.