Notícias

Voltar

CGEE apresenta Energy Big Push em conferência internacional sobre transições energéticas na América Latina

Energy Big Push

CGEE apresenta Energy Big Push em conferência internacional sobre transições energéticas na América Latina

Representando o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o assessor técnico Marcelo Poppe e a técnica Bárbara Bressan participam da conferência Transições Energéticas na América Latina (Etla, na sigla em inglês) 2019. O evento, realizado pela Agência Internacional de Energia (IEA) e pela Corporação Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), ocorre de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O tema dessa edição é Prioridades, desafios e oportunidades.

A contribuição dos assessores será no âmbito do projeto Energy Big Push (EBP), desenvolvido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pelo CGEE, com apoio  da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). No dia 28, Bressan participará de uma mesa sobre monitoramento e apoio à inovação em energia limpa. Já o coordenador do EBP pelo CGEE, Marcelo Poppe, será o moderador da sessão Oportunidades de aprimorar programas e políticas de inovação. 

O principal intuito da iniciativa é apoiar a promoção de investimentos em energias sustentáveis, com foco em inovação, buscando favorecer o desenvolvimento sustentável no País. Para isso, o projeto se divide em quatro eixos de atuação, relacionados a objetivos específicos.

São parceiros do EBP, ainda, o Ministério de Minas e Energia (MME); a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); a Agênica Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a IEA.

Etla 2019

Representantes dos setores público e privado, de diferentes países latino-americanos, se reunirão na conferência para discutir em  profundidade os desenvolvimentos recentes e ambições para a transição energética. Dentre os tópicos a serem debatidos, estão as três principais estratégias para essa transição no continente. São elas: a distribuição da geração, a eficiência energética e a pesquisa, desenvolvimento e implementação da energia limpa.

Serão abordadas, ainda, questões acerca dos recursos para energia renovável distribuída. A área requer reformas regulatórias e de mercado para a otimização da sua implementação para o benefício do sistema de energia global.

A programação completa do evento está disposta no link: https://is.gd/BYkg3x