Notícias

Voltar

CGEE apresenta estudo sobre indicadores do Global Innovation Index

Inovação

CGEE apresenta estudo sobre indicadores do Global Innovation Index

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebeu, em sua sede, em Brasília (DF), representantes da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Casa Civil para apresentar o estudo realizado pela instituição que traz uma análise sobre os indicadores que compõem o Global Innovation Index (GII), um ranking anual de países por sua capacidade e sucesso em inovação. 

Além de apresentar o projeto, o encontro teve como objetivo identificar sinergias entre o CGEE e a Seme. A reunião contou, ainda, com a participação de integrantes da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

O ranking deste ano será divulgado em setembro. Durante a reunião, o diretor de Programa da Secretaria de Modernização Institucional e Regional da Seme, Ricardo Queiroz, disse que os resultados são promissores.

O CGEE realizou, nos anos de 2019, 2020 e 2021, um estudo com a análise sobre os indicadores que compõem o GII. A iniciativa explora o método de cálculo e a importância atribuída aos indicadores abarcados pelo ranking. Para conhecer o projeto, acesse este https://www.cgee.org.br/relatorio-tecnico-pni

Sobre o GII

O Global Innovation Index (GII) apresenta as mais recentes tendências globais em inovação. Todo ano ele ranqueia o ecossistema de performance em inovação de economias do mundo todo, enquanto destaca forças e fraquezas em inovação.

Idealizado para captar um panorama de inovação o mais completo possível, o índice compreende cerca de 80 indicadores, incluindo métricas no ambiente político, educação, infraestrutura e criação de conhecimento de cada economia.

As diferentes métricas que o GII oferece podem ser usadas para monitorar a performance e fazer um comparativo entre as economias de uma mesma região ou grupo de mesma renda.