Notícias

Voltar

CGEE apresenta ferramentas da Atividade Observatório de Tecnologias

Inteligência tecnológica

CGEE apresenta ferramentas da Atividade Observatório de Tecnologias

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresenta, hoje (2), as ferramentas desenvolvidas no âmbito da Atividade Observatório de Tecnologias para representantes da Assessoria de Planejamento do Ministério da Defesa (MD). A reunião será realizada na sede do Centro, em Brasília (DF).

As ferramentas têm como objetivo apoiar o esforço de dominar tecnologias críticas de interesse nacional e podem ser aplicadas em diversos setores estratégicos. Serão apresentadas ferramentas como a de análise de recursos humanos, análise de criticidade, análise de maturidade (da sigla em inglês, TRL) e Big Data.

Uma delas é a de análise de criticidade da tecnologia. O assessor técnico do CGEE, Thyrso Villela, explica que para chegar a um produto é necessário entender exatamente quais são as tecnologias que estão envolvidas no projeto. Eles podem ser considerados não crítico, baixo, médio e alto. Esses graus são utilizados para definir ações que propiciem o domínio tecnológico desses elementos em curto, médio e longo prazos.

“O que fizemos foi sistematizar a forma de definir o quão crítico um determinando elemento é dentro de um projeto tecnológico. Ele pode ser não crítico, sem que você tenha que se preocupar com ele, ou pode ter um grau baixo, médio ou alto. Dependendo do tipo, você implementa ações de domínio tecnológico que vão desde angariar recursos humanos para desenvolver essa tecnologia até prover meios de teste para que ela seja efetivamente desenvolvida”, diz.

Participam da reunião os assessores do Centro Alessandra Brandão, Rodrigo Leonardi, Eduardo Moresi, Hartur Setúbal, Thyrso Villela, o assessor do ministro da Defesa, Luis Felipe Giesteira, e o chefe da Assessoria de Planejamento do MD, Ronaldo Carmona.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.