Notícias

Voltar

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica à Seped/MCTIC

Inteligência tecnológica

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica à Seped/MCTIC

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, abriu, no dia 23, em Brasília (DF), reunião com integrantes da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

O encontro teve como objetivo apresentar os serviços de inteligência estratégica ofertados pelo CGEE ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e promover o diálogo entre os técnicos de ambas as instituições. O presidente do Centro, Mariano Laplane, destacou o esforço que foi feito pelo CGEE para desenvolver um pacote de ferramentas de inteligência tecnológica que acelera processos sistemáticos de coleta, análise e disseminação de informações para apoiar processos de tomada de decisão.

“Nós adaptamos para a área de CT&I o que há de mais moderno e que vem sendo feito por empresas no campo da inteligência competitiva”, destacou Laplane durante a reunião.

Esses instrumentos desempenham funções como: mapeamento de tendências e monitoramento de produção científica, de tendências de mercado e de produção tecnológica e de propriedade intelectual (Insight Data); consulta estruturada e análise de percepção (Insight Survey); mapeamento e evolução de redes de colaboração, identificação de competências e lacunas, além do potencial de colaboração (Insight Net); e análise de maturidade e de criticidade tecnológica (Insight Tec).

“O sistema se expandiu, em escala, e se tornou mais complexo. Por isso, foi necessário para o Centro oferecer um apoio mais eficiente e ágil à quem toma decisão. Temos feito vários exercícios nessa linha, utilizando as ferramentas de inteligência tecnológica”, afirmou Laplane. 

Entre os exemplos, o presidente citou a Avaliação e Acompanhamento das Redes do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, demandado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e os subsídios ao Plano Nacional de Pós-Graduação, realizado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jaílson de Andrade, destacou a importância de utilizar esse tipo de ferramenta para realizar o monitoramento de programas na área.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.