Notícias

Voltar

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica para o Ministério da Defesa

Inteligência tecnológica

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica para o Ministério da Defesa

Visando apoiar o esforço de dominar tecnologias críticas de interesse nacional, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) desenvolveu ferramentas de inteligência tecnológica que podem ser aplicadas em setores estratégicos. O pacote foi apresentado, ontem (24), em Brasília (DF), para representantes do Ministério da Defesa (MD).

"A reunião foi muito positiva. O MD quis saber como essas ferramentas podem ser adaptadas ao setor", conta a assessora técnica do Centro, Alessandra Brandão. O encontro foi coordenado pela secretária de Produtos de Defesa do ministério, Perpétua Almeida.

Na ocasião, o CGEE apresentou ferramentas como a de análise de recursos humanos, análise de criticidade, análise de maturidade ( da sigla em inglês, TRL) e Big Data. “Por exemplo, algumas tecnologias, dependendo do projeto, não estão disponíveis no País. A ferramenta de recursos humanos, por exemplo, ajuda a identificar profissionais no Brasil que possam contribuir para o esforço de dominar tecnologias críticas de interesse de setores estratégicos”, explica o assessor técnico do Centro, Thyrso Villela.

Também participaram da reunião os diretores do Centro, Gerson Gomes e José Messias de Souza e os assessores técnicos José Harthur Setúbal, Eduardo Moresi, Adriana Badaró, Rodrigo Leonardi. O MD foi representado pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial, o general de Divisão Cláudio Duarte de Moraes, o gerente de Projetos, Geraldo Antonio Diniz e os assessores do ministério, o general de Divisão Aderico Pardi Mattioli, Luis Felipe Giesteira e Luciana Acioly.

As ferramentas divulgadas integram a Atividade de Observatórios de Tecnologias do Centro e podem ser aplicadas em diversos setores tecnológicos. Elas podem ser utilizadas por agências de fomento à inovação e empresas no campo da inteligência competitiva. Um novo encontro deverá ser agendado em breve com outras diretorias do MD que também podem ter interesse nos instrumentos desenvolvidos pelo CGEE.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.