Notícias

Voltar

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica a instituição argentina

Reunião

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica a instituição argentina

Para apresentar ferramentas de inteligência tecnológica, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebe, de 6 a 10 de março, em Brasília (DF), representantes do Centro Interdisciplinar de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação (Ciecti), a instituição de foresight argentina. Os objetivos da visita são o desenvolvimento de projetos conjuntos e a cooperação técnica mútua.

O CGEE receberá três convidados da equipe técnica argentina para participarem de uma semana de atividades. Na programação, constam exposições sobre as ferramentas de insightTech, insightSurvey, insightData e insightNet; uma oficina para manuseio dessas ferramentas; e explicações a respeito de casos onde essas ferramentas foram aplicadas.

Como exemplo de emprego dessas ferramentas, serão apresentados os projetos Subsídios para a Agenda Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, contratado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Cidades Sustentáveis; e o Observatório de Tecnologias Espaciais.

Para o presidente do CGEE, Mariano Laplane, o encontro é uma oportunidade de mostrar o potencial do Centro e das ferramentas nele desenvolvidas, assim como de construir e renovar parcerias. "A reunião é uma tentativa de estruturar um processo para que se familiarizem com essas ferramentas", afirma.

O trabalho do Centro com o tema já despertou interesse de outras instituições, como o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Capes e o Exército Brasileiro.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.