Notícias

Voltar

CGEE apresenta o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Diálogos Amazônicos

CGEE apresenta o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcará presença na edição de 2023 do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, em Belém (PA). O evento, que será realizado nos próximos dias 6 e 7 de agosto, integra os Diálogos Amazônicos e antecede a Cúpula Amazônica, buscando promover a troca de experiências e incentivar decisões voltadas para um futuro mais sustentável nas cidades da região amazônica. 

O fórum será um marco para o Projeto CITinova. Durante a programação, serão divulgados os resultados das principais entregas da primeira edição da iniciativa, o CITinova I, voltado para o Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis. Foram realizadas ações nas cidades de Brasília (DF), Recife (PE), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Teresina (PI). Além disso, o CITinova viabilizou o desenvolvimento de plataformas que disponibilizam ferramentas e metodologias para que os gestores municipais possam aprimorar a gestão urbana. 

Uma dessas plataformas é o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do CGEE. A coordenadora do projeto, Raiza Fraga, apresentará a iniciativa no dia 07, durante a Sessão VII: Ações do CITinova I para apoio à implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas em âmbito nacional. O Oics consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas em diversas áreas, como água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. 

Na programação, será lançado o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) 2023, uma plataforma online inovadora que sistematiza dados das 5.570 cidades brasileiras, utilizando indicadores alinhados com a Agenda 2030. Essa iniciativa tem como objetivo apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por parte dos municípios brasileiros.

Além disso, será o momento de lançar oficialmente o CITinova II, que promoverá o Planejamento Metropolitano Integrado e investimentos em tecnologia urbana inovadora nas regiões metropolitanas de Belém (PA), Florianópolis (SC) e na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (PI). 

CITinova 

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês “Global Environment Facility”), os projetos CITinova I e II são liderados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O CITinova I é co-executado em parceria com o Programa de Cidades Sustentáveis (PCS), a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal (Sema/GDF), enquanto o CITinova II é co-executado em parceria com Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Ambos contam, ainda, com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

Acompanhe os debates do dia 6 por meio deste link.

Para conferir a programação do dia 7, que conta com a participação do Oics, acesse este link.